concurso acadêmico

Programa Jovem Senador prorroga inscrições até 12 de maio

O Programa Jovem Senador prorrogou as inscrições até o dia 12 de maio. A inscrição é realizada pelo envio da redação representante da escola para a coordenação do programa aqui no Acre, na  Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE). Os interessados podem acessar mais informações pelo contato (68) 99991-5126 ou no site www12.senado.leg.br/jovemsenador

O concurso acadêmico é uma iniciativa do Senado Federal, destinado a estudantes de até 19 anos de idade, de escolas públicas de ensino médio dos estados e do Distrito Federal. Alunos das modalidades de ensino médio regular, técnico integrado, especial ou indígena podem concorrer, bastando para isso, estar regularmente matriculados em um dos anos do ensino médio e frequentando a escola. 

Estudante Ana Beatriz Amorim representou o Acre na edição de 2022. Foto: Arquivo Agência Senado

O tema da edição deste ano é Saúde Mental nas Escolas Públicas. O objetivo do programa é promover a reflexão dos alunos sobre política, democracia e cidadania, fornecendo conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro e estimulando a relação permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal. 

Na edição de 2022, a  aluna do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Cívico Militar Madre Adelgundes Becker, localizada em Cruzeiro do Sul, Ana Beatriz Amorim, de 16 anos, foi a Jovem Senadora da República que representou o Acre em Brasília. À época, a estudante contou que não se sentia confiante, mas se empenhou na produção do texto. “Foi uma surpresa enorme. Toda a família ficou muito feliz”, comemorou.

Os 27 vencedores de 2023 participarão da Semana de Vivência Legislativa, de 21 a 25 de agosto, em Brasília-DF. Eles desembarcam na capital do país a partir do dia 20 de agosto e retornam aos seus estados até o dia 27 de agosto de 2023.