Secretaria da Gestão Administrativa entrega 1ª fase do eSocial

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Gestão Administrativa (SGA), e a empresa ABACO Tecnologia da Informação realizaram nesta terça-feira, 26, no auditório da Secretaria de Segurança Pública (SESP) a entrega da 1ª fase do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

O eSocial foi instituído por meio do Decreto nº 8373/2014 e através desse sistema, empregadores passarão a comunicar ao governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

De acordo com Kátia da Silva, analista de Sistema da empresa Abaco, responsável pelo Sistema de Gestão de Recursos Humanos – Turmalina, que presta serviços à SGA, a primeira fase do eSocial é a parametrização de todo sistema. “Mostramos aonde isso se encontra no sistema e quais informações devem ser inseridas pelos setores de recursos humanos do Estado”, afirma.

“A 1ª fase do eSocial inclui 10 tabelas básicas que contém as informações de todos os servidores da gestão pública. As empresas públicas, obrigatoriamente, precisam enviar suas informações até o dia 7 de julho”, declara Raquel Lima, gestora pública e integrante da comissão de implantação do eSocial.

Leia mais: Governo apresenta funcionamento do eSocial no setor público

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