investindo no futuro

Governo forma três mil novos alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas

Como parte da programação da 6ª Semana Estadual sobre às Drogas, o Governo do Estado, por meio da Polícia Militar do Acre (PMAC) e a Secretaria de Estado de Educação (SEE), realizou na manhã desta terça-feira, 26, a formatura de três mil novos alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

Realizado no Acre desde 1999, o programa já alcançou 154 mil crianças e adolescentes em todo o Estado. Durante a formatura realizada na Catedral Batista do Bosque, estudantes e familiares lotaram o espaço em uma demonstração de união no combate às drogas.

O coronel Eudinez Pinheiro, comandante-geral em exercício da PMAC, destacou a importância da ação. “É gratificante quando nós vemos uma formatura dessa dimensão, pois aqui estamos formando e capacitando mais de três mil alunos somente na capital”.

O estudante Carlos Henrique de Oliveira, de apenas 10 anos, agradeceu o programa em frases curtas, mas que representam uma importância grande na formação dos jovens. “Estou muito feliz em fazer o Proerd. Agradeço ao instrutor, que ensinou disciplina, a recusar às drogas e o respeito a família”, contou o jovem.

O pai de Carlos, o contador Wellington de Oliveira, destacou a importância do programa na vida do filho. “Esse incentivo que o programa dá às crianças é de suma importância para despertar às crianças o interesse de estudar”, contou o pai do jovem.

Mais de três mil adolescentes concluíram a formação (Foto: Junior Aguiar/Secom)

Redação e entrega de medalhas

Lucimara Medeiros de Lima, de 13 anos, da Escola Estadual Duque de Caxias, localizada no bairro Belo Jardim, foi uma das jovens escolhidas para ler sua redação sobre a importância do programa para sua vida. Mesmo em um espaço lotado, a adolescente não teve vergonha e foi contemplado com uma salva de palmas de todos os presentes.

“O Proerd foi maravilhoso em minha vida, e hoje ter a satisfação de ler minha redação é gratificante”, contou a jovem.

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é desenvolvido em todo o Brasil com a missão de conscientizar os jovens sobre os malefícios e prejuízos causados pelo uso das drogas e pelo ingresso no mundo da criminalidade. Nas escolas ele funciona por meio de palestras, orientação e disciplina.

No Acre, o Proerd existe desde 1999 e de lá para cá, já alcançou 154 mil crianças e adolescentes. Atualmente, além da capital, o programa atua em outros municípios como Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima.

Em 2018 a meta é atender cerca de três mil alunos pelo programa, tanto da capital, como do interior do estado. Neste primeiro semestre, 32 instituições serão contempladas. Na Belo Jardim 110 alunos participaram do projeto.

Leia mais: 6ª Semana Estadual Sobre Drogas é aberta no Acre