A Secretaria de Estado da Gestão Administrativa (SGA), por meio da Diretoria de Organização em Centros de Atendimentos (OCA), realizou em 2017 mais de 500 atendimentos ao público com o projeto OCA Móvel, que se deslocou para escolas, creches e Centro Socioeducativo.
O projeto é fruto de uma parceria entre a OCA e o Instituto de Identificação. As ações ocorreram em conjunto com a Defensoria Pública do Estado, a Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO) e a Associação de Mulheres Amigas do Acre para emissão de primeira via de carteira de identidade, atendendo a meta do Plano Plurianual, tendo em vista que os pedidos da unidade móvel são atendidos sob demanda.
“A OCA Móvel tem como principal objetivo levar atendimento aos cidadãos impossibilitados de se deslocar aos lugares de prestação de serviço, bem como atender mutirões em escolas e creches levando cidadania à população com dificuldades de acesso à Central de Serviço Público”, explicou a gestora da SGA, Sawana Carvalho.
Sawana lembra ainda que, além de prestar serviços voltados às necessidades dos cidadãos, a OCA Móvel tem como foco a garantia do acesso aos serviços de maneira igualitária, o que ressalta o seu caráter de democratização.
De acordo com a responsável pela OCA Móvel, Waniza Costa, trata-se de uma parceria nascida entre a OCA e o Instituto de Identificação, ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública.
“Nossa missão no projeto é estabelecer essa parceria, monitorar a qualidade dos documentos e, acima de tudo, zelar pelo cumprimento de nossos acordos com os cidadãos, reafirmando os direitos que eles têm garantidos”, afirma Waniza Costa.
Para a coordenadora da escola Belo Jardim, Maria Graciane Barros, um dos lugares que recebeu o OCA Móvel no ano passado, foi um evento importante e de grande valor para a comunidade que reside naquela localidade. “Agradecemos pela dedicação dos funcionários e desde já reafirmamos nossa disposição de preservar esta parceria nos próximos eventos”, declarou.