Secretaria Adjunta de Humanização firma parcerias para 2014

A reunião foi realizada no gabinete da Diretoria de Humanização (Stael Maia/Humanização)
A reunião foi realizada no gabinete da Diretoria de Humanização (Stael Maia/Humanização)

Nesta segunda-feira, 20, a diretora Elineide Meireles e a secretária adjunta de Humanização, Francis Alves, estiveram em reunião com o representante do Departamento de Terapias Complementares da Secretaria Estadual de Saúde, o massoterapeuta Bento Marques.

Durante o encontro foram discutidas parcerias para iniciativas que compõem o calendário da Humanização. “Já colocamos em nosso planejamento anual ações que beneficiam o interior do estado, trabalhando por meio da Rede Estadual de Humanização”, destaca Elineide Meireles.

De acordo com Bento Marques, o Ministério da Saúde (MS) lançou um decreto, em 2006, que estimula a entrada das terapias complementares ou alternativas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).  “O próprio MS apoia e estimula o uso das terapias alternativas nas unidades de saúde e nos próximos meses trabalharemos um sistema de interiorização de nossas atividades com a coordenação da médica Maria Helena Guimarães”, afirma.

Entendendo as terapias complementares

O nome terapia alternativa, aos poucos, é substituído por terapia complementar, uma vez que, este tipo de prática, se torna cada dia mais comum no ocidente. A medicina tradicional chinesa tem conquistando espaço em muitos países fora do oriente, inclusive, no Brasil. A terapia trata enfermidades causadas por desequilíbrios orgânicos, comuns ao homem moderno. Esse tratamento se encontra, inclusive, no SUS.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter