Secom e Polícia Civil realizam palestra sobre segurança nos meios digitais

A Secretaria de Comunicação do Acre (Secom), em parceria com a Polícia Civil do estado, realizou nesta sexta-feira, 25, na Biblioteca Pública, em Rio Branco, a palestra Segurança nos Meios Digitais, ministrada pelo delegado Nilton Boscaro. No evento, foram abordadas dicas de prevenção e segurança nos meios digitais.

Palestra ocorreu na manhã desta sexta-feira, 25. Foto: Neto Lucena/ Secom

A atividade contou com a presença de jornalistas, assessores e gerenciadores de redes sociais das instituições governamentais, que receberam mais conhecimentos acerca dos principais crimes cibernéticos realizados atualmente, formas de precaução e providências que devem ser tomadas ao se cair em algum tipo de golpe. As fraudes na internet acontecem principalmente por meio de redes sociais, como WhatsApp, Instagram e Facebook, e fazem com que indivíduos acabem acreditando em falsas histórias, pedidos de ajuda, promessas e promoções, acessando links indevidos ou cedendo informações pessoais, o que é uma porta aberta para os criminosos.

Delegado Nilton Boscaro é também Diretor de Inteligência da Polícia Civil do Acre. Foto: Neto Lucena/ Secom

O delegado e palestrante Nilton Boscaro explica que é fundamental a segurança digital no meio institucional atualmente.

“Se faz necessário o aprofundamento nessa temática, até mesmo porque acreditam que a internet é uma terra sem lei, só que a internet não é terra sem lei. A polícia está monitorando, está trabalhando, e consegue identificar alguns autores de delitos. Também conseguimos realizar algumas palestras para prevenir que esses delitos venham ocorrer,” destacou o delegado.

Nayara Lessa destacou a necessidade do conhecimento sobre crimes cibernéticos. Foto: Neto Lucena/Secom.

Nayara Lessa, titular da pasta da Secom, destaca que o curso teve como principal objetivo ofertar as informações a todos os jornalistas e assessores que trabalham com as redes sociais institucionais do governo, nas diversas secretarias e órgãos do Estado, para que todos tornem-se conhecedores dos crimes existentes e dos perigos da internet.

“Temos muitos benefícios com as redes sociais em face do alcance da comunicação rápida e eficaz para todas as pessoas, mas também estamos suscetíveis a esses perigos cibernéticos. Agradecemos muito a colaboração da Polícia Civil, do diretor-geral Henrique Maciel, que prontamente nos apoiou. Agradecemos o palestrante, Dr. Nilton, pela colaboração de dividir seu conhecimento com vários jornalistas aqui do governo, e esperamos que essa parceria continue, para que possamos ter outros encontros como esse e trazer mais conhecimento a todos”, afirmou a secretária.

A jornalista Hadassa Hid ressaltou que as novas informações vão garantir mais segurança para a realização seu trabalho. Foto: Neto Lucena/ Secom.

Hadassa Hid, jornalista e gerenciadora de redes sociais, falou da relevância das informações adquiridas no curso e destacou que as dicas são essenciais para a segurança do seu trabalho.

“Pretendo seguir as dicas repassadas. Ele ensinou a ter todo um aparato de proteção ao nosso trabalho, sem  prejuízo para nós, porque a rede social, hoje, é o principal veículo para comunicar as ações do governo, por exemplo. Então, receber essas dicas é muito importante para o nosso trabalho”, destacou a jornalista.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter