SEASDH destaca principais ações apresentadas durante a Expoacre

No encerramento da maior feira agropecuária do estado, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), destacou as principais ações da pasta realizadas no Parque de Exposições Wildy Viana durante a Expoacre.

Durante os primeiros dias da feira, a SEASDH promoveu importantes ações de solidariedade e conscientização, como a campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, realizada em colaboração com outras secretarias de Estado, autarquias, institutos e fundações. 

Secretaria promoveu ação para pessoa idosa e outras. Foto: Neto Lucena/Secom

Ao longo do evento, os técnicos da SEASDH realizaram abordagens, conscientizando a população sobre diversas políticas de assistência social, incluindo benefícios eventuais, o Cadastro Único, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Centro de Referência de Direitos Humanos, políticas para crianças e adolescentes, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o Programa Bolsa Família, além de questões relacionadas a migrantes, apátridas e refugiados.

Conscientização com a população foi realizada nas noites de Expoacre. Foto: Carolina Torres/Secom

Uma das ações de destaque foi a valorização da pessoa idosa, com entretenimento, música e dança, em parceria com o Forró do Senadinho, além de iniciativas de conscientização sobre os direitos dos idosos. Foram abordados temas como o Bolsa Moradia Transitória, o tráfico de pessoas e a prevenção ao trabalho escravo, o cofinanciamento com os municípios, o Programa Criança Feliz, políticas para pessoas com deficiência, a conscientização sobre crimes de homofobia e transfobia, e a apresentação da nova cesta básica, entre outros.

Titular da SEASDH assinou três termos de fomento na quarta noite de Expoacre. Foto: Neto Lucena/Secom

A vice-governadora e titular da SEASDH, Mailza Assis, assinou três termos de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), estabelecendo parcerias para a promoção de políticas públicas, com destaque para a Segurança Alimentar e Nutricional. Também foi formalizada uma parceria com a entidade privada Da Terra, visando à doação de mudas de hortaliças para atividades da SEASDH. Além disso, foi assinado um termo para a revitalização do Lar dos Vicentinos, com previsão de conclusão em 18 meses.

“Hoje, assinamos três importantes termos: o primeiro, voltado para a segurança alimentar, em parceria com a Da Terra, que nos dará suporte técnico para avançar ainda mais; o segundo, para a construção do Lar dos Vicentinos, um projeto que, apesar de ser chamado de reforma, é praticamente uma nova construção. Essa obra enche meu coração de alegria, pois a nossa população idosa, que muitas vezes carece de cuidados, terá um espaço digno e adequado. O terceiro refere-se à implantação de hortas comunitárias que valorizam a nutrição e fortalecem as cozinhas solidárias. Tudo o que for necessário para garantir dignidade alimentar para quem precisa”, complementa Mailza Assis.

Diversidade religiosa

Na última noite da feira, o tema em destaque foi a Promoção da Igualdade Racial e da Diversidade Religiosa, abordado pela chefe da Divisão, Nilcéia Santos.

Chefe enfatiza importância do combate ao racismo religioso. Foto: Carolina Torres/Secom

“Estamos em uma campanha de conscientização tanto no combate ao racismo religioso quanto ao racismo em geral, que são pautados por leis”, ressaltou a gestora.

Ela também enfatizou a importância de denúncias em casos de racismo religioso, incentivando o uso do Disque 100, canal oficial de denúncias. “Comentários sobre a cor da pele ou o tipo de cabelo, por exemplo, podem ser expressões de racismo. Não hesite em denunciar. É importante não se calar”, concluiu.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter