Seaprof vai ceder trator agrícola para aumento da produção no Walter Arce

Produção de melancia do assentamento já é comercializada com supermercados do Acre e de Rondônia (Foto: Leônidas Badaró)

O Walter Arce é o mais novo projeto de assentamento criado no Acre. Localizado nos municípios de Rio Branco e Bujari, é formado, principalmente, por agricultores brasileiros que foram expulsos da faixa de fronteira da Bolívia. No local, existem mais de 500 famílias assentadas.

Os primeiros produtores foram assentados em setembro de 2015. Pouco mais de dois anos depois, já se destaca a produção de melancia, milho, mandioca e hortaliças.

E os produtores da região querem aumentar ainda mais a produção. Para isso, representantes da Associação de Moradores e Produtores Ordem e Progresso do PA Walter Arce estiveram na Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) em busca de apoio.

Produtores do PA Walter Arce, acompanhados do deputado Lourival Marques e do vereador Mamed Dankar, são recebidos na Seaprof (foto: Leônidas Badaró)

A intenção do encontro foi pedir a cessão de um trator agrícola para a mecanização de novas áreas de terra.

Acompanhados do deputado estadual Lourival Marques e do vereador de Rio Branco Mamed Dankar, o desfecho não poderia ter sido melhor.

Os produtores ouviram do gestor da Seaprof, Thaumaturgo Neto, que irão ter a reivindicação atendida e que já na próxima semana o trator será entregue à comunidade.

O equipamento será cedido até o fim do ano e a comunidade será responsável pelos custos de combustível e manutenção.

“Vamos continuar sendo parceiros dessa comunidade, pois com sua produção, já comprovaram que estão em busca de produzir mais e melhor”, destaca Thaumaturgo Neto.

Os produtores saíram satisfeitos da reunião. “Ficamos felizes de termos o nosso pedido atendido plenamente. O governo do Estado tem sido um parceiro muito importante, e com este trator vamos mecanizar pelo menos 300 hectares de terra”, explica Cosmo Diniz, presidente da associação.

Agricultores no PA Walter Arce se destacam na produção de vários produtos (Foto: Leônidas Badaró)

Feira comercializa produção do Walter Arce

A comprovação do crescimento da produção no assentamento é a criação de uma feira semanal para comercializar os produtos. Todos os sábados, na estrada do Apolônio Sales, no conjunto Ouricuri, 32 produtores se revesam na venda da produção da comunidade.

“É muito gratificante podermos reivindicar por produtores que já estão demonstrando a capacidade produtiva”, afirma Mamed Dankar.

Lourival Marques lembrou que o sucesso da produção no assentamento é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos. “Começamos a ajudar essa comunidade desde os primeiros assentados, já estão produzindo e com esse equipamento vão poder aumentar sua produção e ter mais renda.”