Seaprof estabelece parceria com piscicultores de Mâncio Lima

 

Governo garante o caminhão para o transporte da ração e os custos com a diária do motorista (Foto: Leônidas Badaró)

Na tarde desta terça-feira, 14, o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Glenilson Figueiredo, se reuniu com piscicultores de Mâncio Lima.

Os produtores fazem parte da CooperPeixe, cooperativa de piscicultores do município, e recebem apoio do governo do Estado para o fomento da atividade na região. No encontro, os piscicultores relataram algumas dificuldades enfrentadas, principalmente para o transporte da ração que é trazida de Rio Branco.

Só os piscicultores da cooperativa produzem cerca de 100 toneladas de pescado por ano. A produção total em Mâncio Lima é superior a 300 toneladas.

A reivindicação é a cessão de um caminhão da Seaprof para que traga a ração usada para alimentar os peixes que vêm da capital, distante de Mâncio Lima mais de 600 quilômetros.

São piscicultores como Élido Guedes, que cria em sua propriedade tambaqui, piau e curimatã. “Se a gente tiver esse apoio da Seaprof, consegue produzir com um custo mais em conta. Aqui todo mundo é pequeno piscicultor. Uma ajuda a mais é sempre muito importante, e a gente conta com o apoio do governo do Estado, que sempre apoia a nossa região”, afirma.

Os piscicultores saíram satisfeitos com o resultado da reunião. Glenilson Figueiredo firmou uma parceria que vai garantir o caminhão para o transporte da ração e os custos com a diária do motorista.

“’Governo Parceiro, Povo Empreendedor’ é o lema do nosso governo. Então, não temos como deixar de atender estes piscicultores aqui de Mâncio Lima, que trabalham para fortalecer a criação de peixes na região”, destacou Glenilson.

O governo do Acre fortalece a atividade na região com a construção do complexo de piscicultura em Cruzeiro do Sul. O centro de produção de alevinos já está em funcionamento e o frigorífico de processamento de peixes deve ser inaugurado dentro de pouco tempo.