Seaprof discute cadeia produtiva do açaí em Plácido de Castro

Técnicos e produtores rurais discutem cadeia produtiva do açaí em Plácido de Castro (Foto: Leônidas Badaró)
Técnicos e produtores rurais discutem cadeia produtiva do açaí em Plácido de Castro (Foto: Leônidas Badaró)

Na manhã desta quinta-feira, 19, técnicos da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) participaram de uma reunião com produtores rurais de Plácido de Castro sobre a cadeia produtiva do açaí.

O encontro faz parte do programa de fortalecimento da cultura do açaí no Acre. Também estiveram presentes representantes do Banco da Amazônia, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Embrapa, de sindicatos e associações ligadas aos produtores rurais e de empresários.

“Apresentamos todas as condições para que o pequeno produtor possa investir no açaí, do apoio técnico, ao financiamento e a pesquisa. Mas, o que mais me impressionou aqui foi a empolgação dos nossos produtores”, afirma Edvaldo de Andrade, coordenador da Cadeia  do Açaí na Seaprof.

O entusiasmo dos produtores se justifica pela garantia da comercialização com a instalação da empresa Superfruits Global Acre Importação e Exportação Ltda na Zona de Processamento de Exportação (ZPE). A empresa vai produzir açaí em pó.

“Só no primeiro ano de funcionamento, nossa expectativa é adquirirmos dos produtores acreanos cerca de mil toneladas de polpa para produzir o açaí em pó”, garante Erlan Gamarra, gerente de Projetos da Superfruit Global.

A empresa deve começar a construir suas instalações na ZPE até o meio do ano e o início da produção está prevista para o começo de 2016.

Inclusão de produtores familiares

A Super Fruit Global, em parceria com o governo do Estado e outras instituições, está promovendo uma série de encontros no interior para inserir os produtores familiares no projeto. A empresa deve absorver a produção de mais de mil famílias produtoras do açaí.

De acordo com Alcindo do Nascimento, proprietário da empresa Arvores, os produtores familiares terão todas as condições técnicas para a produção. “A gente tem a necessidade de mais produção, por isso vamos estar juntos aos produtores em toda a cadeia, do plantio até a colheita”, enfatiza.