Seaprof discute assistência técnica e extensão rural no Acre

Seminário vai discutir durante três dias assistência técnica e extensão rural no Acre (Foto: Leônidas Badaró)
Participam do seminário gerentes e técnicos de todos os 22 municípios do estado (Foto: Leônidas Badaró)

Discutir o fomento, a assistência técnica e a extensão rural para a produção sustentável no estado do Acre são os objetivos de um seminário realizado pela Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof). A abertura na noite desta quinta-feira, 21, no auditório do Ministério Público, contou com a presença de técnicos e gerentes dos escritórios do órgão de todos os municípios do estado.

Durante três dias, mais de 50 pessoas, responsáveis por levar a assistência técnica aos produtores familiares acreanos, vão discutir os avanços, gargalos e perspectivas das ações de apoio ao homem do campo.

Seminário vai discutir durante três dias assistência técnica e extensão rural no Acre (Foto: Leônidas Badaró)
Seminário vai discutir durante três dias assistência técnica e extensão rural no Acre (Foto: Leônidas Badaró)

Durante a abertura do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a metodologia do seminário e o processo de integração entre Seaprof, Emater e Cageacre no fomento à produção rural no estado.

“Esse planejamento, trazendo os técnicos de todos os municípios, apresentando as políticas públicas nas diversas cadeias produtivas, vai dar uma base para que todos os envolvidos na assistência técnica e extensão rural no Acre falem a mesma língua e haja uma integração entre governo e demais parceiros”, afirma Idésio Franke, diretor-presidente da Emater.

Outro pronto crucial do seminário que vai permitir que os escritórios do interior se programem para o desenvolvimento das atividades de assistência técnica e extensão rural é o montante de recursos disponíveis para cada unidade ao longo de 2015.

“A partir dessa informação, cada gerente de unidade vai poder dialogar com os movimentos sociais, associações e sindicatos. Nosso objetivo é que, de Jordão a Assis Brasil, tenhamos um padrão de atendimento com foco no que é mais importante para o governo: o produtor rural”, destaca Glenilson Figueiredo, titular da Seaprof.

Parceiros e presença do interior

Deputado estadual Louro Marques, ex titular da Seaprof, foi um dos convidados da abertura do seminário (Foto: Leônidas Badaró)
Deputado estadual Louro Marques foi um dos convidados da abertura do seminário (Foto: Leônidas Badaró)

Durante a solenidade de abertura, ficou evidente que Seaprof, Emater e Cageacre estão ampliando o leque de parcerias para levar a assistência técnica e a extensão rural ao produtor familiar.

Estiveram presentes representantes dos movimentos sociais, secretarias estaduais, prefeitura de Rio Branco e o deputado estadual Louro Marques, que foi titular da Seaprof nos últimos quatro anos.

Outro fator que chama a atenção é a presença dos técnicos e gestores do interior. A iniciativa de troca de experiências de quem é responsável pelo suporte ao produtor foi elogiada. “Esse modelo único de gestão é muito interessante. Cada um compartilhando suas experiências para que a gente conserte o que deu errado e amplie as coisas que deram certo”, analisa Narcélio Silva, gerente do escritório de Tarauacá.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter