Seaprof dialoga com produtores rurais de Feijó

 

Produtores rurais da comunidade Paraíso no PA Berlim Recreio em Feijó se reúnem para ouvir representantes do governo (Foto: Leônidas Badaró)
Produtores rurais da comunidade Paraíso no PA Berlim Recreio, em Feijó, se reúnem para ouvir representantes do governo (Foto: Leônidas Badaró)

A Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) durante toda segunda-feira, 25, ouviu as reivindicações de produtores rurais de Feijó.

No Projeto de Assentamento Berlim Recreio, onde moram cerca de 500 famílias de produtores rurais, a Seaprof realizou reuniões em duas comunidades.

A primeira delas foi no Ramal do Limoeiro, na comunidade Paraíso. No local, mais de 250 pessoas sobrevivem da plantação de milho, feijão, arroz e banana.

Produtor rural destaca que é a primeira vez que a comunidade recebe a visita de um secretário de estado (Foto: Leônidas Badaró)
Produtor rural destaca que é a primeira vez que a comunidade recebe a visita de um secretário de Estado (Foto: Leônidas Badaró)

Os produtores comemoraram o fato de pela primeira vez ter a visita de um secretário de Estado na comunidade para conhecer de perto a realidade e ouvir quais as principais dificuldades encontradas na produção.

“A nossa comunidade está em festa. A gente teve a oportunidade de falar dos nossos aperreios direto para o secretário. Estamos confiantes que vamos receber mais benefícios do governo”, destaca José de Oliveira, presidente da associação de produtores.

O outro encontro no PA Berlim Recreio foi na comunidade Boas Novas, localizada no Ramal dos Pintos. Na reunião, a Seaprof apresentou os investimentos que podem ser feitos na comunidade por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre (PDSA). No próximo dia 12 de setembro, a equipe técnica da secretaria volta à comunidade para o início da construção do plano de investimentos.

União que faz a força

Os encontros da Seaprof nas comunidades rurais de Feijó têm se diferenciado por causa do fortalecimento da parceria entre governo, movimentos sociais e produtores rurais. Ao lado de Glenilson Figueiredo, gestor da secretaria, estiveram presentes o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Antônio Sergione, e o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Acre, Manoel Cumarú.

Produtor rural destaca que é a primeira vez que a comunidade recebe a visita de um secretário de estado (Foto: Leônidas Badaró)
Glenilson Figueiredo fala à comunidade rural do Projeto de Assentamento Berlim Recreio (Foto: Leônidas Badaró)

“Isso faz uma grande diferença. Quando todo mundo dá as mãos quem ganha é o produtor rural. Fico feliz que os movimentos sociais estejam reconhecendo todo o esforço que a Seaprof tem feito em prol da produção familiar no Acre”, afirma Figueiredo.

O presidente do STR de Feijó, Antônio Sergione, que representa mais de dois mil produtores rurais, destaca a parceria com o governo. “Esses encontros só trazem benefícios para os nossos produtores e todo mundo acaba saindo fortalecido”.

Já o presidente da Fetacre, Manoel Cumarú, elogia a forma de discutir os investimentos na produção, ouvindo os produtores.

“Esse novo rumo que o governo tá criando ouvindo os produtores está ocorrendo na prática. O movimento social não tem dúvida de que esse é o melhor caminho.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter