Indústria de açaí em pó atende requisitos de instalação em ZPE

O plantio do açaí é fomentado pelo governo do Estado (Foto: Arquivo Secom)
O plantio do açaí é fomentado pelo governo do Estado (Foto: Arquivo Secom)

Novos avanços estão sendo consolidados na Zona de Processamento de Exportação do Acre (ZPE/AC). Com estrutura e política de incentivos definida, o desafio é atrair investimentos para potencializar o desenvolvimento econômico.

A empresa paraense Superfruits Global cumpriu os requisitos jurídicos e é a primeira a se estabelecer no polo, com o objetivo de levar o açaí em pó para novas fronteiras.

O governo do Estado cede terreno no distrito industrial da ZPE, localizado em Senador Guiomard, no km 2 da BR-317, e com isso a empresa deve  iniciar a construção suas instalações.

O empreendimento planeja vencer captando recursos junto ao Banco da Amazônia, para que inicie sua operação em março de 2016, de acordo com o responsável, Erlan Gamarra.

A gestora adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Ofélia Machado, afirma que no projeto está firmado um cronograma de instalação da empresa: “A construção da infraestrutura com recursos próprios está definida para efetivação contratual e deve avançar para utilizar, como matéria prima, a safra que será colhida no início do próximo ano”.

“O nosso negócio consiste em desidratar a polpa do açaí e exportar como pó. Quando temos um produto que possui destino de vendas, é fortalecida também toda a cadeia produtiva, pois o uso das polpas gera demanda para o extrativismo em diferentes municípios do Estado”, destaca Gamarra.

A Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) é fomentadora da semeadura da palmeira no Acre, por meio do programa Florestas Plantadas. Somente neste ano serão cultivados 804 hectares de açaí com o apoio do governo do Estado.

“E esse foi um motivo importante para investir, pois existe uma segurança na produção dos insumos, que é a fruta”, explica o empresário. De acordo com o plano de negócios, a indústria deve gerar 40 empregos diretos e mais 800 postos de trabalho de forma indireta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter