Seaprof avalia políticas de incentivo aos produtores

Visitas técnicas serão parâmetros para elaboração de ações (Fotos: Maria Meirelles/Secom)
Visitas técnicas serão parâmetros para elaboração de ações (Fotos: Maria Meirelles/Secom)

Com o propósito de avaliar os programas de incentivo aos pequenos produtores, o secretário de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Glenilson Figueiredo, visitou na manhã deste sábado, 17, propriedades rurais, localizadas na Estrada do Quixadá e Polo Benfica, zona rural de Rio Branco. O diagnóstico busca aprimorar a política de produção.

Auricélio Oliveira é empresário rural, no Polo Benfica, e há um ano recebe apoio do governo do Estado. Sua granja produz 32 caixas de ovos por dia. O investimento gira em torno de R$ 500 mil. Além de ampliar o negócio, o produtor já gerou sete empregos formais.

“Antes eu trabalhava apertado, não dinheiro para investir no meu negócio. Foi a partir da parceria com a Seaprof que eu pude ampliar a criação de galinhas e consequentemente aumentar a produção de ovos. Hoje eu abasteço os supermercados locais e ainda exporto meu produto para outros Estados”, ressaltou Oliveira.

A produtora Lanir Silva resolveu mudar de vida depois de tomar conhecimento das políticas de acesso ao crédito. “Antes de me tornar criadora de frangos, eu era aposentada e vivia apenas do benefício. Somente quando uma amiga me falou dos programas de incentivo do governo, foi que eu resolvi investir na minha propriedade”, conta.

Na região do Quixadá, 13 produtores já foram beneficiados pelo Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para criação de frangos de corte e galinha poedeira. O projeto faz um aporte inicial na propriedade em torno de R$ 20 mil. A propriedade de Lanir possui quatro galpões de frango, com criação média de 160 animais cada.

Para o titular da Seaprof o diálogo com a comunidade é necessário para o sucesso do programa. “Estamos visitando os produtores para que juntos possamos aprimorar as políticas de incentivo, que elevaram a produção familiar do Acre nos últimos anos”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter