Cidade do Povo tem recurso garantido pelo governo Federal

cidade-do-povo-siteagencia-obras-15-01-2015-PNG32 (1)

O Ministério das Cidades garantiu esta semana que os recursos destinados à execução das obras do programa Minha Casa, Minha Vida estão garantidos para o ano de 2015. No Acre, a maior parte desse recurso é destinado à Cidade do Povo, em Rio Branco. Até o momento, mais de R$ 200 milhões foram aplicados, entre recursos do Estado e da União.

Das 3.348 unidades habitacionais, contratadas dentro da Faixa 1 – destinadas especificamente aos moradores de áreas de risco – foram entregues 1.674 em 2014 e as demais estão em execução para viabilizar a entrega ainda no primeiro semestre deste ano.

“São 5.201 unidades habitacionais na Faixa 1, mais as 2.600 nas Faixas 2 e 3 que já estão garantidas, pois é um tipo de financiamento que tem disponível o tempo inteiro, porque é mercado, não é disputada como a Faixa 1 que é subsidiada.  Isso já totaliza mais 70% da Cidade do Povo”, garantiu o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Leonardo Neder.

Espaços públicos

No momento, as escolas, creches, unidades de saúde e segurança que são construídas fazem parte da Etapa I da Cidade do Povo. Uma escola, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma praça e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) já estão funcionando normalmente. Com as novas 1.853 casas contratadas em dezembro, mais espaços públicos serão construídos.

“A gente contrata as casas já se comprometendo com os equipamentos que são necessários. Saúde, educação e segurança; aqueles edifícios que são prioritários. No momento, a escola atende de forma mista [ensino fundamental I, II e médio] enquanto as outras duas ficam prontas. Além disso, temos duas escolas técnicas com as obras em execução e o Mercado Central também está pronto, faltando apenas os tramites entre o governo e a prefeitura”, disse Leonardo Neder.

Lotes Comerciais

As empresas que adquiriram lotes comerciais dentro da Cidade do Povo estão em processo de contratação junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE), pois compraram áreas do Estado.

“Os lotes comerciais da primeira etapa foram todos colocados à venda e mais de 70% obtiveram sucesso. Após esse processo na PGE, eles têm até oito meses para concluir a construção e abrir o ponto de negócio. E agora temos mais uma quantidade de 21 lotes comerciais para vender, dentro da Etapa II”, afirmou o secretário de Obras Públicas.

Chuvas impedem avanço das obras de saneamento e infraestrutura

Apenas os contratos de instalação de redes de água, esgoto, drenagem e pavimentação asfáltica estão paralisados. Só a partir de março essas obras serão retomadas.

“As obras de infraestrutura estão paralisadas, inclusive, com termos de paralisação emitidos. Tudo isso por conta do período chuvoso. Estamos esperando uns dias seguidos de sol para aplicar a capa asfáltica e viabilizar a entrega de mais 600 casas. Então, não há expectativa de avanço neste tipo de obras em janeiro e fevereiro, esperamos retomar a partir de março”, ressaltou Leonardo Neder.