Seap investe na criação de frango caipira em Xapuri

Seap investe para aumentar a produção de frangos caipiras no estado (Foto: Cedida)
Seap investe para aumentar a produção de frango caipira no Estado (Foto: Cedida)

A Secretaria Estadual de Agropecuária (Seap) está investindo em Xapuri para tornar a região a maior criadora de frango caipira do Estado.

Durante esta semana, o secretário adjunto da Seap, Fernando Melo, esteve no município visitando os produtores que participam do polo produtor de aves caipiras.

A intenção é aproveitar a boa fatia de mercado que tem o Acre e oferecer os produtos aos supermercados tanto da capital, Rio Branco, como do interior do Estado.

Para que os produtores tenham condições de desenvolver toda a cadeia produtiva, a Seap organizou uma proposta de produção integrada, na qual fornece os pintos por meio de sua incubadora, faz a ligação entre os criadores e um frigorífico,  presta assistência técnica, fornece 50% da ração, e o mais importante, garante a compra de todos os animais.

“Essa parceria se desenha muito promissora para quem compra e para quem cria os animais. Estamos acompanhando de perto, prestando assistência técnica e garantido a compra da produção desses criadores aqui de Xapuri”, afirma Abraão Figueiredo, proprietário do frigorífico.

Ao todo, 13 criadores de aves devem fazer parte da proposta. Três deles já estão com aves alojadas nos galinheiros.

Cada criador recebe 2.400 frangos, que são abatidos em um prazo de 90 dias. Outro fator que anima os produtores é a lucratividade, que gira em torno de 3 a 4 reais por ave na data do abate.

Crédito para fomentar a produção

O crédito para os produtores, outro fator importante para desenvolver a avicultura caipira, não foi esquecido pela Seap. A visita realizada aos produtores contou com a presença de Edson Souza, gerente da agência do Banco da Amazônia em Xapuri.

“Estamos aqui com todos que podem fazer essa cadeia produtiva funcionar – o governo fazendo sua parte, o empresário que entra como parceiro e os criadores com muita vontade de produzir. Já temos a garantia do gerente do Banco da Amazônia de uma atenção especial para o financiamento dos produtores rurais”, destaca Fernando Melo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter