Governo e Sebrae se unem pela valorização dos pequenos negócios

O Movimento Compre do Pequeno Negócio estimula a compra dos pequenos negócios para fortalecer a economia regional (Foto: Sérgio Vale/ Secom)
O Movimento Compre do Pequeno Negócio estimula a compra dos pequenos negócios para fortalecer a economia regional (Foto: Sérgio Vale/ Secom)

O governador Tião Viana e o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Acre), Mâncio Lima Cordeiro, se reuniram na manhã desta sexta-feira, 7, para pactuar o esforço entre as duas instituições no fortalecimento dos pequenos negócios.

O Sebrae lançou recentemente o Movimento Compre do Pequeno Negócio, uma campanha que visa incentivar o consumo de produtos e serviços em empresas que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano, fomentando a economia regional.

O governo é parceiro do movimento, por intermédio, principalmente, da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), criada por Tião Viana ainda em sua primeira gestão, com o objetivo de dar oportunidades de negócios para pessoas oriundas de programas sociais como o Bolsa Família.

Só o Acre possui 13 mil empreendimentos do tipo, correspondendo a 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado e responsável por 53% da geração de empregos.

Em todo o Brasil, mais de 95% das empresas brasileiras são micro ou pequenas empresas. Segundo Mâncio Lima Cordeiro, é necessário fortalecer esse setor, responsável por grande parte da economia do país.

“O cenário do Brasil é de crise, mas não podemos nos encolher. Temos que encontrar as oportunidades para vencê-la. E o Sebrae quer mostrar para a sociedade a importância de comprar do pequeno negócio”, conta.

O Movimento Compre do Pequeno Negócio estabeleceu o dia 5 de outubro como data oficial, por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa.

A ação inclui um hotsite que enumera cinco razões para comprar dessas empresas: é perto da sua casa; é responsável por 52% dos empregos formais; o dinheiro fica no seu bairro; o pequeno negócio desenvolve a comunidade; e comprar do pequeno negócio é um ato transformador.

Só a (SEPN) foi responsável pelo fomento de 15 mil atividades em todos os 22 municípios. E com o programa de feiras percorrendo o Estado, novas oportunidades são apresentadas todos os dias para pessoas que fazem parte dos pequenos negócios.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter