Seap apresenta resultados da agroindústria de mandioca de Xapuri

Secretário promoveu a troca de conhecimento entre produtores e gestores públicos (Foto: Lorran Lima/Seap)

Segundo a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), o Acre possui o maior rendimento agrícola do país por hectare de produção de mandioca.

O resultado é fruto de uma política pública de incentivo e modernização agrícola desenvolvida pelo governo do Estado.

Com o intuito de promover um intercâmbio de experiências entre produtores e apresentar os resultados produtivos e econômicos da cadeia da mandioca para o prefeito de Plácido de Castro, Gedeon Barros, e vereadores, o secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, José Carlos Reis, viabilizou uma visita à agroindústria de farinha, situada em Xapuri, nesta quarta-feira, 23.

O empreendimento rural, que é gerido pelo produtor Raimundo Nonato Nobre de Miranda, conhecido como “Gu”, foi fomentado pela Seap, que transformou a manufatura da farinha ao construir uma agroindústria com plantadeiras modernas e tratores que possibilitam o plantio mecanizado.

Com capacidade para produzir até uma até uma tonelada de farinha por dia, a fábrica gera emprego e renda para dezenas de produtores da região. No período de entressafra, produzem-se 400 litros de tucupi, 800 quilos de goma e 3,2 toneladas de farinha, por semana.

“A comitiva veio conhecer essa experiência exitosa da casa de farinha industrial, em Xapuri. E para nós é muito importante transmitir conhecimento e segurança aos produtores que queiram aderir à cadeia da mandiocultura. A gente acredita que, em um curto espaço de tempo, essa cadeia vai se expandir muito, pois o estado tem uma vocação para o cultivo de mandioca e com as agroindústria, isso vem se fortalecer ainda mais”, explicou José Carlos Reis.

Gu salientou que o apoio do governo do Estado foi essencial para a estruturação e expansão da cadeia produtiva da mandioca no município. “Antes, nosso potencial produtivo girava em torno da avicultura. Hoje, também somos conhecidos pelo plantio crescente da mandioca. Estamos nos preparando para, no ano que vem, começarmos a exportar a nossa produção”, destacou o produtor.

Leia também: Governo fomenta modernização da cadeia produtiva da mandioca

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter