Sábado é o “dia D” de vacinação contra a nova gripe

Devem se vacinar doentes crônicos com menos de 60 anos, grávidas, crianças de seis meses a menores de dois anos e adultos de 20 a 29 anos

coletiva_gripe_h1n1_foto_luciano_pontes.jpg

Secretário de Saúde Osvaldo Leal falou sobre as metas dessa campanha (Foto: Luciano Pontes/Secom)

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe H1N1 acontece neste sábado em todo o país. No Acre as unidades de saúde estarão abertas para receber todos os grupos das cinco etapas de imunização. Desde o início da campanha, o Ministério da Saúde dividiu a mobilização em grupos específicos.

Em um primeiro momento foram vacinados os profissionais da saúde e a população indígena, e depois mulheres grávidas, crianças de seis meses a menos de dois anos e portadores de doenças crônicas, e ainda estão sendo vacinados os jovens de 20 a 29 anos. Neste sábado as pessoas que se encaixam nestes quesitos e que ainda não foram vacinadas devem procurar as unidades de saúde.

A grande mobilização destina-se também a idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas e população de 30 a 39 anos. “É importante que as pessoas participem da campanha de vacinação e fiquem protegidas para evitar casos graves da doença”, destacou o secretário de Saúde Osvaldo Leal.

O objetivo do “Dia D” é reforçar a importância da vacinação para os grupos prioritários e dar uma nova oportunidade às pessoas que ainda não se imunizaram. No Acre a meta é vacinar 80% do total de 352.780 pessoas. A única contraindicação é para pessoas com histórico de alergia à proteína do ovo de galinha.