Saúde traça plano de controle da hipertensão arterial

Ela é silenciosa e extremamente perigosa.

Os sintomas mais comuns são dor de cabeça e cansaço. Porém, esses sintomas muitas vezes são ignorados.

Estamos falando da hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, a doença atinge mais de 32%dos brasileiros.

Consumir álcool em excesso, alimentos gordurosos, consumo excessivo de sal, uso de tabaco, excesso de peso e não praticar atividades físicas são fatores que contribuem para o aparecimento da hipertensão arterial.

Consumo excessivo de sal é um dos fatores de risco (Foto: Leônidas Badaró)

Hábitos como esses fazem com que a pressão alta seja responsável por 40% dos infartos no Brasil e 80% dos casos de acidente vascular cerebral (AVC).

Em alusão ao dia nacional de luta e prevenção a hipertensão arterial celebrado em 26 de abril, a Sociedade Brasileira de Hipertensão lança ainda em 2018 a campanha “Meça sua Pressão”.  O intuito é alertar a população sobre a importância de averiguar a pressão regularmente para prevenir e evitar a pressão alta.

Dados da Vigilância de fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL), revelam que em Rio Branco no ano de 2016, 23% da população tinham hipertensão arterial, o equivalente a 52,5 mil pessoas.

Ramaica explica a implementação do plano de intervenção para controle de hipertensão arterial (Foto: Leônidas Badaró)

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), por meio da Divisão de Doenças Crônicas, inicia no próximo mês, a implementação do plano de intervenção para controle de hipertensão arterial no Acre.

Ramaica Farias, técnica da Divisão de Doenças Crônicas, ressalta a implementação do plano. “O objetivo é intervir com os municípios por meio de ações, para que possamos alcançar toda a nossa população hipertensa e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”.

Em todo o estado, ações de prevenção serão realizadas nos 22 municípios. A pressão alta não tem cura, mas pode ser controlada por meio de hábitos de vida saudáveis.

Monitoramento da pressão é um do cuidados para evitar a hipertensão arterial (Foto: Leônidas Badaró)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter