Ela é silenciosa e extremamente perigosa.
Os sintomas mais comuns são dor de cabeça e cansaço. Porém, esses sintomas muitas vezes são ignorados.
Estamos falando da hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, a doença atinge mais de 32%dos brasileiros.
Consumir álcool em excesso, alimentos gordurosos, consumo excessivo de sal, uso de tabaco, excesso de peso e não praticar atividades físicas são fatores que contribuem para o aparecimento da hipertensão arterial.
Hábitos como esses fazem com que a pressão alta seja responsável por 40% dos infartos no Brasil e 80% dos casos de acidente vascular cerebral (AVC).
Em alusão ao dia nacional de luta e prevenção a hipertensão arterial celebrado em 26 de abril, a Sociedade Brasileira de Hipertensão lança ainda em 2018 a campanha “Meça sua Pressão”. O intuito é alertar a população sobre a importância de averiguar a pressão regularmente para prevenir e evitar a pressão alta.
Dados da Vigilância de fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL), revelam que em Rio Branco no ano de 2016, 23% da população tinham hipertensão arterial, o equivalente a 52,5 mil pessoas.
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), por meio da Divisão de Doenças Crônicas, inicia no próximo mês, a implementação do plano de intervenção para controle de hipertensão arterial no Acre.
Ramaica Farias, técnica da Divisão de Doenças Crônicas, ressalta a implementação do plano. “O objetivo é intervir com os municípios por meio de ações, para que possamos alcançar toda a nossa população hipertensa e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”.
Em todo o estado, ações de prevenção serão realizadas nos 22 municípios. A pressão alta não tem cura, mas pode ser controlada por meio de hábitos de vida saudáveis.