Na quarta-feira, 8, foram entregues equipamentos para a realização de testes de olhinho e orelhinha para as maternidades e segmentos de saúde da atenção primária. A assinatura do termo de doação ocorreu no hall da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
Estiveram presentes o secretário de Estado de Saúde, Gemil de Abreu Junior, a secretária de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, Concita Maia, representando a vice-governadora Nazareth Araújo, além de secretários municipais, gerentes de setores e representantes dos Conselhos de saúde da criança e do adolescente.
Gemil de Abreu Junior agradeceu ao empenho do governo do Estado e da vice-governadora para obtenção dos equipamentos. “Todos os municípios receberão o material para os exames que serão essenciais para a detecção precoce e para o tratamento adequado das doenças que atingem o público infantil”, disse.
A aquisição dos 43 oftalmoscópios e cinco otoscópios tem como objetivo expandir a oferta dos exames para a atenção básica.
“São exames de avaliação que devem ser realizados nas primeiras semanas de vida do bebê e detectam doenças oculares e perda auditiva. A ampliação da oferta desses exames vem garantir o acesso de toda a população a esse serviço. Não só as maternidades como toda a atenção básica poderão ofertar o exame”, explicou Priscylla Aguiar, da Divisão de Saúde da Criança da Sesacre.