outubro rosa

Saúde realiza oficina para enfermeiros da atenção básica dos povos indígenas em Santa Rosa do Purus

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Núcleo de Prevenção de Doenças Crônicas e o Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon), realiza em Santa Rosa do Purus uma capacitação na atenção básica dos povos indígenas. O teor da atualização foi o de orientar os profissionais sobre rastreamento do câncer de colo do útero e de mama.

A programação se deu em razão da campanha Outubro Rosa. Foto: Cedida

A programação se deu em razão da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, chamando a atenção para o cuidado com a saúde da mulher. Ainda, os profissionais ficaram cientes das diretrizes do Sistema Nacional do Câncer.

“Com a participação de todos os profissionais, avaliamos que conhecer a realidade de cada município vai garantir a construção de fluxos e o fortalecimento da rede de atenção à Saúde”, afirma a gerente de assistência do Cecon, Carina Hechenberger.

Os profissionais ficaram cientes das diretrizes do Sistema Nacional do Câncer. Foto: Cedida

O câncer de mama pode ser diagnosticado precocemente e permite o sucesso do tratamento se iniciado o quanto antes, destaca a técnica da Sesacre, Aldaysa Santos: “No Acre, o câncer de colo de útero é mais prevalente, a única forma do diagnóstico precoce é por meio da realização do exame preventivo do colo do útero, disponível em todas as unidades básicas de saúde, de forma gratuita.”

Como parte do planejamento da área técnica da Sesacre, são realizadas visitas em todos os municípios do Acre, programadas com o objetivo principal de conhecer a rede e compartilhar as informações e experiências do atendimento em saúde.