ensinamentos

Saúde realiza capacitação para fortalecer os serviços de regulação no Vale do Juruá

Durante os dias 19 e 20 de maio, quinta e sexta-feira, o Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, será o palco da capacitação de fortalecimento dos serviços de regulação no Vale do Juruá. A iniciativa do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), conta com representantes do Complexo Regulador Estadual, da Rede de Urgência e Emergência (RUE) e da Coordenação do Serviço Móvel de Urgência (Samu), e tem o objetivo de alinhar o fluxo local de regulação, dando fluidez aos atendimentos dos pacientes.

Sesacre trabalha para melhor a assistência à saúde dos acreanos. Foto: Marcos Santos/Secom

“Com frequência, a nossa regional realiza transferências intermunicipais de pacientes e, pensando nisso, estamos aqui buscando ampliar o conhecimento dos profissionais envolvidos nesses atendimentos. O nosso compromisso é sempre melhorar os serviços ofertados à população”, enfatiza Diani Carvalho, coordenadora interina da Regional de Saúde do Juruá.

Para uma plateia de médicos e enfermeiros, vem sendo explanados o correto preenchimento da autorização da internação hospitalar; o fluxo e a legislação que regulamenta o processo de regulação, além de debates esclarecedores sobre dúvidas referentes ao tema.

Ao longo de dois dias, as equipes estarão capacitando profissionais locais do processo de regulação. Foto: Marcos Santos/Secom

Glívia Nascimento Torres, diretora do Complexo Regulador Estadual, destaca que tem sido prioridade da gestão estadual garantir o acesso rápido à assistência à saúde. “Nossa intenção é proporcionar que os pacientes sejam atendidos com celeridade e dinamismo, que tenham acesso rápido a exames, cirurgias e transferências. Caso o paciente necessite de atendimento nessa ou noutra região, que esse direito seja garantido”, reforçou.

Coordenador afirma a importância do trabalho feito em parceria para aprimorar os atendimentos à população. Foto: Marcos Santos/Secom

Na visão de Edvan Ferreira de Menezes, coordenador da RUE, o evento agrega valor à rede voltada aos atendimentos de urgência e emergência, pois trata-se de um trabalho primoroso com o serviço de regulação. “Pensamos em todos os momentos que o paciente passa durante o tratamento, desde o atendimento no Samu, passando pelas UPAs e chegando à rede hospitalar”, lembra.

Equipe da Sesacre que realiza a capacitação. Foto: Marcos Santos/Secom

Fortalecimento da Saúde do Juruá

Uma ação inédita da Sesacre para fortalecer a Saúde do Juruá foi anunciada durante o evento. A assinatura do 6⁰ Termo Aditivo junto à Associação Nossa Senhora da Glória (Anssau) permite a contratação de profissionais nas especialidades de psiquiatria, ginecologia, cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e nefrologia. “Todos os pacientes que, anteriormente, seriam regulados para Rio Branco, agora poderão ser assistidos na regional do Juruá. Um substancial avanço, pois são especialidades que geram grande fluxo, e, com a contratualização, iremos melhorar muito a nossa assistência”, informa Glívia Torres.

Contratualização permite a oferta de diversos serviços de saúde ao Juruá, que antes só eram acessíveis na capital. Foto: Marcos Santos/Secom