Saúde realiza caminhada em alusão à doação de leite materno

Pensar que algo que flui naturalmente do seio materno pode salvar vidas, se compreende os incentivos e promoções que a saúde realiza constantemente em prol da amamentação e também da doação de leite humano.

Secretário de Saúde Rui Arruda participou da caminhada (Foto: Júnior Aguiar)

Com plaquinhas “Doe leite materno e salve vidas” e balões brancos, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realizou na manhã desta terça-feira, 22, uma caminhada do Palácio Rio Branco até a Maternidade Bárbara Heliodora, em alusão ao Dia Mundial de Doação de Leite Materno, celebrado no último sábado, dia 19.

Na ocasião, o secretário Rui Arruda falou sobre a importância do gesto. “É um momento especial porque a doação de leite é doação de vida e um grande gesto de amor. Resolvemos fazer esta caminhada do palácio até a maternidade para chamar atenção sobre a importância da doação de leite materno. Como diz a própria campanha, ‘Para você é leite, para criança é vida’”, reforça Arruda.

Dados do Ministério da Saúde indicam que no Brasil nascem cerca de 3 milhões de bebês por ano, sendo 332 mil prematuros ou com baixo peso (menor de 2,5 quilos). O recém-nascido, nesses casos, tem melhor chance de sobrevivência e recuperação quando a alimentação com leite humano é ofertada.

No Acre, no primeiro trimestre do ano, o Banco de Leite Humano, da Maternidade Bárbara Heliodora, realizou mais de 1,3 mil atendimentos às mães e recém-nascidos, 408 atendimentos em grupo, 29 visitas domiciliares e distribuiu 111 litros de leite materno em um total de 57 doadoras.

O coordenador do Banco de Leite, Hélio Pinto, ressalta que, apesar da mobilização das equipes e da ampliação dos postos de coletas, que hoje funcionam também no Hospital Santa Juliana e na Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Augusto Hidalgo de Lima, o número de doação ainda é baixo em relação à demanda.

“É muito importante essa conscientização da sociedade em relação à doação desse líquido precioso que é o leite materno, a dieta dos bebês. Portanto, esta caminhada é para alertar sobre a importância de a mãe amamentar o seu filho e também fazer parte desse gesto tão nobre que é a doação para o banco de leite, uma vez que nossa arrecadação ainda é baixa e não conseguimos atender 100% da demanda”, alerta Pinto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter