Saúde realiza atualização sobre doenças crônicas no Juruá

A atualização visa aprimorar os conhecimentos dos profissionais contribuindo para um melhor atendimento à população (Foto: Cedida)
A atualização visa aprimorar os conhecimentos dos profissionais contribuindo para um melhor atendimento à população (Foto: Cedida)

Com o objetivo de atualizar os profissionais em Hipertensão e Diabetes o Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (Dape) da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), promove nos dias 25, 26 e 27 deste mês uma atualização para enfermeiros da região do Juruá, Tarauacá e Envira.

O público alvo são profissionais da Atenção Básica, equipe do Núcleo de Assistência de Saúde da Família (NASF) e profissionais da alta complexidade, do Juruá.

“A atualização tem por objetivo fortalecer e qualificar o cuidado com às pessoas com doenças crônicas, hipertensão e diabetes, contribuindo efetivamente para mudanças nos processos de trabalho dos profissionais de saúde”, explica a gerente da Divisão de Doenças Crônicas, Jocelene Soares.

A qualificação ocorre por meio de palestras sobre o panorama das Doenças Crônicas no estado e em Rio Branco, diagnóstico da hipertensão arterial sistêmica na Atenção Básica, coleta de dados simplificada de hipertensão e diabetes, o acometimento renal na hipertensão arterial e diabetes mellitus: como identificar e prevenir.

E ainda: A visão do enfermeiro, rastreamento, diagnóstico e acompanhamento da pessoa com diabetes mellitus na Atenção Básica; consulta de enfermagem para acompanhamento da pessoa com DM e tratamento do pé diabético e curativo em pé diabético.

O evento é promovido em parceria com a Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul e a Universidade Federal do Acre, campus Cruzeiro do Sul.