Saúde promove encontros com colaboradores da Rede de Atenção Psicossocial no Juruá

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), promoveu encontros com colaboradores da Rede de Atenção Psicossocial na região do Juruá.

Último encontro aconteceu no Hospital do Juruá, na manhã desta sexta-feira, 4. Foto: Eliel Mesquita/Secom

As reuniões aconteceram em Feijó, Tarauacá, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul, durante esta semana, com os objetivos de definir e/ou organizar o fluxo de atendimento de saúde mental e fortalecer a rede de apoio às pessoas com problemas mentais, que é composta na região pela Coordenação Regional de Saúde, prefeituras, Câmara de Vereadores dos municípios, Ministério Público Estadual (MPE), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

“Quando a rede realiza discussões, são estabelecidas metas e definidos objetivos voltados às melhorias do trabalho feito atualmente e também num futuro próximo. A organização da rede gera avanços no atendimento ofertado ao usuário que apresenta problemas de saúde mental”, pontuou Emili Daniele Souza, chefe estadual da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).

O organização do fluxo de atendimento e o fortalecimento da Raps no Juruá foram os objetivos das reuniões. Foto: Eliel Mesquita/Secom

Na pauta, a abertura de leitos para o tratamento de pacientes com problemas de saúde mental e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) nos municípios, o envio à Raps do fluxo de atendimentos realizados pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do município onde habita o paciente e a realização de capacitação para os profissionais sobre o manejo clínico dos pacientes que sofrem do agravo.

Diani Carvalho, gestora da Saúde no Juruá, acrescentou que o momento também foi oportuno para realizar levantamento de demanda reprimida e para orientar os municípios sobre a política de implementação dos serviços de saúde mental.

Diani Carvalho: “Com a regionalização dos serviços, estamos garantindo um novo tempo à Saúde na região do Juruá”. Foto: Eliel Mesquita/Secom

“É mais uma iniciativa da administração Gladson Cameli  que visa oferecer serviços com mais qualidade e maior abrangência à população acreana. Com os esforços do gestor da pasta, Pedro Pascoal, e de toda a equipe da Sesacre, estamos regionalizado os serviços, assegurando um novo tempo à Saúde do Juruá”, evidenciou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter