Saúde promove curso de manejo clínico para aleitamento materno

Apesar de o aleitamento materno ser um processo fisiológico, é necessário que os profissionais de saúde, tanto da Atenção Primária quanto da Atenção Hospitalar, sejam capacitados em manejar a amamentação desde a gestação até o pós-parto. Com esse intuito, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), realiza, nesta semana, o Curso de Manejo Clínico para Aleitamento Materno, na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco.

O curso é voltado para profissionais da Maternidade Bárbara Heliodora, Hospital Santa Juliana e unidades de Atenção Primária de Rio Branco. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

O curso é voltado para profissionais da Maternidade Bárbara Heliodora, do Hospital Santa Juliana e de unidades de Atenção Primária de Rio Branco. A abordagem consiste em salientar aos profissionais que informem às gestantes e puérperas sobre o aleitamento materno, abordando os benefícios para a saúde da criança e da mulher a curto e longo prazo, a pega e a posição corretas na amamentação, além de como deve ser a comunicação com as mamães.

Carina Hechenberger: “Estudos comprovam vantagens nutricionais, imunológicas, emocionais, sociais e econômicas do aleitamento”. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

A gerente de Assistência da Maternidade Bárbara Heliodora, Carina Hechenberger, explicou que a coordenação do Banco de Leite iniciou o curso como uma das ações dentro das competências da maternidade, que faz parte da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (Ihac), visando ao fortalecimento das ações de atendimento desde o nascimento, passando pelo aleitamento materno e desenvolvimento dos bebês que chegam às maternidades.

“Estudos comprovam as vantagens nutricionais, imunológicas, emocionais, sociais e econômicas do aleitamento, com impacto na redução da morbidade e mortalidade infantil. Apesar das evidências, as taxas de aleitamento materno ainda apresentam resultados a serem melhorados no Brasil e em diversos países”, observa Carina.

Coordenadora do Banco de Leite da Maternidade Bárbara Heliodora, Ingrid Taveira. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

Para a coordenadora do Banco de Leite da Maternidade Bárbara Heliodora, Ingrid Taveira, o curso se propõe a fortalecer o Hiac, voltado para os dez passos para o sucesso da amamentação.

“Os servidores das maternidades e da Atenção Primária devem estar capacitados para observar e avaliar uma mamada para intervir, caso necessário, com técnicas de aconselhamento e de manejo ”, explica.

Amamentação com Amor

Sabendo da importância do aleitamento materno, Josiane Araújo amamentou seu primeiro filho, atualmente com 9 anos, e amamenta agora a filha Esther Miryã, de seis dias.

Josiane Araújo amamenta Esther Miryã, de seis dias. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

“É tudo novo, estou aprendendo a amamentar outra vez, mas estou feliz em receber as orientações e ver minha filha, que nasceu de 37 semanas, mamando em livre demanda, pois sei que a amamentação impede muitas doenças e aumenta a imunidade dela”, disse.

Hospital Amigo da Criança (Ihac)

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (Ihac) é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter