Saúde participa de seminário do MPE sobre suicídio

Andreia Vilas Boas, psicóloga Sesacre, durante Seminário de Saúde Mental (Jorge de Oliveira)

Com o tema “Um olhar personalizado e humanizado para a depressão e o suicídio”, ocorreu nesta quinta-feira, 14, o segundo dia do I seminário de Saúde Mental.

O evento que faz parte das ações do “Setembro Amarelo”, mês escolhido para falar sobre o suicídio, e é promovido pelo Ministério Público Estadual, com Centro de Especialidades em Saúde (CES) e o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência.

O seminário teve como objetivo debater estratégias de enfrentamento e combate a depressão e ao suicídio. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) fez parte da programação com as palestras proferidas pelo psicólogo João Paulo Silva, gerente do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas, e Andreia Vilas Boas, coordenadora do Núcleo de Prevenção ao Suicídio do Huerb.

De acordo com Andreia, responsável pela palestra sobre índices de suicídio, os registros de tentativa tem crescido bastante, se tornando maiores principalmente entre os jovens.

Os dados indicam que as tentativas de suicídio são grandes entre as mulheres, mas o fato consumado acontece principalmente entre os homens, pois os mesmos costumam usar métodos mais letais.

“Tivemos um aumento de cerca de 30% de tentativas de suicídio no estado nos primeiros seis meses do ano, em relação ao primeiro semestre de 2016. Esse aumento tem nos assustados, principalmente porque a faixa etária das pessoas que tentam suicídio está diminuindo”, afirma.

Além das palestras, foram apresentadas tentativas de prevenir o suicídio, um exemplo é a implantação do Centro de Valorização da Vida, a partir do dia 30 deste mês, onde será disponibilizada uma linha telefone (188) para pessoas que precisam de ajuda. A ação será realizada por voluntários treinados e busca acolher quem necessita de apoio.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter