Saúde participa de encontro voltado à pessoa idosa

Com o objetivo de enriquecer o conhecimento de idosos sobre seus direitos, a Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO) promoveu na última sexta-feira, 25, o I Encontro da Pessoa Idosa.

Com o tema “O idoso vai mostrar a sua cara”, o encontro contou com a participação de 13 palestrantes, que abordaram diversos temas relacionados à população dessa faixa etária, como desafios para a politica pública voltada à pessoa idosa, violência contra a pessoa idosa e idosos que residem em instituições de longa permanência.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) foi uma das entidades convidadas, tendo sido representada pelo gerente do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (DAPE), João Paulo Silva, que abordou a saúde do idoso no Sistema Único de Saúde (SUS). O principal foco da palestra foi trabalhar os direitos dos idosos no que diz respeito à saúde, além de destacar a importância do uso da caderneta de saúde do idoso.

“O diferencial desse encontro foi que não falei apenas para profissionais ou para acadêmicos, mas sim diretamente para os idosos. Isso traz um empoderamento para eles, já que vão ter conhecimento de quais serviços estão disponíveis no SUS”, disse Silva.

O encontro contou com aproximadamente 500 participantes, entre idosos e alunos da instituição de ensino.

Caderneta de Saúde da pessoa idosa

Contendo informações como dados pessoais, sociais e familiares, condições de saúde e hábitos de vida, além de identificar ofertar e orientações sobre o autocuidado caderneta de saúde da pessoa idosa foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde (MS) como uma maneira de qualificar a atenção ofertada as pessoas idosas pelo SUS, além de auxiliar os profissionais de saúde e os próprios idosos no bom manejo da saúde desse público.

Com a análise da caderneta, o profissional de saúde pode realizar uma avaliação integral da saúde da pessoa idosa, identificando suas principais vulnerabilidades e oferecendo orientações de autocuidado, prestando um serviço mais qualificado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter