Saúde orienta municípios sobre distribuição de vacinas e público prioritário

Dando continuidade à primeira etapa da campanha de vacinação (fase 4 ) contra a Covid-19, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), orienta os municípios quanto à distribuição das doses, destinadas a grupos prioritários.

Saúde do Estado orienta municípios quanto à distribuição das vacinas. Foto: Junior Aguiar/Sesacre

Assim que a vacina chega ao solo acreano, uma equipe da Sesacre já realiza a logística de distribuição para os municípios, baseando-se por listas com as unidades priorizadas pelas secretarias municipais de saúde.

Atualmente, os grupos prioritários são: profissionais de saúde, idosos com mais de 80 anos acamados e, com a última remessa, idosos com mais de 90 anos. Os municípios são orientados sobre os grupos prioritários na ocasião em que recebem as doses de vacina.

“A gente quer uma resposta mais rápida. Quanto antes a vacina chegar para a população, menor é a gravidade da doença e, também, a lotação dos nossos hospitais”, ressalta a secretária adjunta de Assistência à Saúde, Paula Mariano.

A coordenadora do PNI no Estado, Renata Quiles, explica que as orientações repassadas aos municípios são baseadas nos informes técnicos e protocolos elaborados pelo Ministério da Saúde a todos os estados. “Em primeiro lugar, o Ministério orienta que sejam vacinados os profissionais das unidades que sejam referência para Covid-19. E, atendendo essas unidades-referências, que estendam essa vacinação a outras unidades”, explica.

Em razão disso, a orientação é que os gestores façam a priorização da equipe de linha de frente.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter