doenças silenciosas

Saúde oferece projeto de atenção às pessoas com hipertensão arterial e diabetes

Hipertensão arterial (a famosa pressão alta) e o diabetes são dois grandes inimigos da saúde humana. Segundo dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2017, em Rio Branco, 19,5% da população é hipertensa. Isso significa que mais de 74 mil pessoas sofrem de pressão alta na capital acreana.

Exemplos do perigo que representa a hipertensão arterial para a saúde pública é que ela é responsável por 40% dos infartos e 80% das ocorrências de AVC (acidente vascular cerebral) no Brasil.

O consumo excessivo de sal, a ingestão de alimentos gordurosos e não praticar, de forma rotineira, atividades físicas colaboram para o aumento da pressão arterial.

O diabetes atinge um número menor de pessoas no Acre. Segundo o Vigitel, o percentual da população com a doença no Acre é de 6%.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), por meio da Divisão de Doenças Crônicas, oferece aos municípios a implantação de um projeto de atenção às pessoas com hipertensão arterial e diabetes no estado, garantindo o diagnóstico, prevenção, monitoramento e controle das doenças.

No momento, a ação já começa a ser implantada em Sena Madureira. O primeiro passo é a capacitação dos profissionais que fazem parte da atenção básica no município. Outros desdobramentos do projeto são o levantamento e diagnóstico das pessoas que possuem hipertensão arterial e diabetes, campanhas informativas em escolas e unidades de saúde para o monitoramento das ações desenvolvidas.

Domisy Vieira, gerente da Divisão de Doenças Crônicas da Sesacre, destaca que nessa fase de implantação os profissionais de saúde passam por capacitações para acolher e tratar os usuários. “Sena Madureira aderiu ao projeto. A metodologia consiste, no primeiro momento, em qualificar toda a equipe da unidade de saúde para que sejam oferecidos um serviço e um tratamento de qualidade ao paciente.”