CAPACITAÇÃO

Saúde oferece curso de Suporte Básico à Vida para dentistas

Visando a capacitação dos profissionais de odontologia, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), ministrou o curso de Suporte Básico à Vida, na última quinta-feira, 21, para cerca de 20 dentistas que atuam nas unidades de saúde de todo o estado. 

Cerca de 20 dentistas que atuam nas unidades de saúde de todo o estado Foto: Odair Leal

Acidente de trânsito é uma situação comum no dia a dia e ter um profissional para prestar auxílio no primeiro momento pode fazer toda a diferença. Assim, os profissionais passaram por uma qualificação e estão aptos a atuar não apenas dentro do consultório. 

“Hoje, além da atualização teórica foram praticadas diferentes técnicas em manequins para, caso necessário, estes profissionais estarem prontos para atuar”, salientou o gerente da Divisão de Saúde Bucal da Sesacre, João Leite.

Mal súbito pode ocorrer em qualquer lugar e a qualquer momento, como explica o enfermeiro Marcos Gomes. “Já atendemos várias ocorrências em clínicas odontológicas, justamente aquele paciente que é hipertenso, diabético ou que apresentou alguma reação ao procedimento e, por isso, o dentista tem de estar preparado para identificar e saber como proceder”, explicou. 

As capacitações ministradas pelo Samu tiveram início no mês de setembro e contemplam todos os municípios do estado Foto: Odair Leal

Em todos os municípios 

As capacitações ministradas pelo Samu tiveram início no mês de setembro e contemplam todos os municípios do estado. Alto e Baixo Acre já receberam o curso de Suporte Básico à Vida. A região do Juruá será a próxima a receber os profissionais e as instruções. 

Além dos profissionais da saúde estadual, o convite para a capacitação também estende-se à Atenção Básica, de acordo com o interesse de cada município.