Saúde monitora aumento de casos de malária no Jordão

Devido ao aumento de casos de malária no Jordão, uma equipe da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) se deslocou até o município, nesta segunda-feira, 6. O objetivo é monitorar o avanço da doença na região e promover capacitações, para reforçar o enfrentamento ao período endêmico.

Participam da missão dois auxiliares de entomologia e dois supervisores da área de endemias. Foto: cedida

O transporte foi realizado por uma aeronave do Estado, com o apoio da Casa Militar (Casmil), por meio da Diretoria de Operações Aéreas. Participam da missão dois auxiliares de entomologia (estudo dos insetos) e dois supervisores da área de endemias (doenças infecciosas com incidência significativa em uma localidade).

Durante a estadia, a equipe atuará com apoio às ações do Município, bem como promovendo capacitações aos profissionais de saúde. O uso e manuseio de testes rápidos, para a detecção da infecção e a atualização microscópica para o diagnóstico da doença, serão tema de alguns dos cursos ministrados.

O uso e manuseio de testes rápidos é um das capacitações ministradas. Foto: cedida

De acordo com o técnico do Núcleo de Doenças de Transmissão Vetorial, Júnior Pinheiro, serão realizadas, ainda, atividades de orientação, para intensificar o controle da proliferação do mosquito do gênero Anopheles, também conhecido como mosquito-prego, responsável pela transmissão da malária.

“Há dois anos o Jordão não apresentava aumento de casos de malária. Portanto, faremos uma investigação entomológica na parte urbana do município, para a detecção de formas imaturas e aladas do mosquito. Forneceremos, também, orientações sobre a técnica adequada na utilização de inseticidas para controle de vetores”, relatou.

A equipe analisará as fichas de notificação dos casos de malária no Jordão e realizará assessoramento da equipe municipal na busca ativa de diagnósticos da doença. Foto: cedida

Após a finalização dos trabalhos, os profissionais da Sesacre emitirão um relatório técnico com recomendações ao município. O retorno da equipe está previsto para a próxima sexta-feira, 10.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter