Fundhacre promove capacitação em cuidados paliativos com equipe do Hospital Sírio-Libanês

Teve início nesta segunda-feira, 6, na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco, um treinamento voltado para a equipe assistencial da unidade. A capacitação se desenvolve por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde, sendo executada por profissionais do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo (SP), referência em saúde no Brasil, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Profissionais da Fundhacre são capacitados por equipe do Hospital Sírio-Libanês. Foto: Gleison Luz

“O intuito é apoiar os serviços de saúde em práticas de cuidados paliativos, por meio da construção e implementação dos fluxos e protocolos, além da capacitação dos profissionais”, afirma João Paulo Silva, presidente da Fundhacre.

O treinamento aborda conceitos básicos de cuidados paliativos para profissionais. Foto: Gleison Luz

O treinamento se estenderá até quinta-feira, 9, e aborda conceitos básicos de cuidados paliativos para profissionais atuantes na atenção hospitalar e ambulatorial especializada em atendimento domiciliar. A capacitação é ministrada pelo médico especialista em Terapia Intensiva e Cuidados Paliativos, Fábio Lacerda, pela enfermeira Hieda Ludugério e pela psicóloga Sirlei Dal Moro.

“Pra gente é um orgulho participar desse momento com profissionais de um hospital que é referência no país. Hoje todas as nossas psicólogas estão envolvidas nesse projeto que vamos acolher dentro da nossa estrutura”, destacou a psicóloga Ana Aragão.

“Hoje todas a nossas psicólogas estão envolvidas nesse projeto que vamos acolher dentro da nossa estrutura”, destacou a psicóloga Ana Aragão. Foto: Gleison Luz

O projeto possui cinco fases. A primeira, referente ao alinhamento inicial; a segunda é o diagnóstico situacional; a terceira, responsável pela sensibilização e capacitação dos profissionais; a quarta é voltada para a definição e implementação do plano de ação; e a quinta e última fase, o monitoramento.

Psicóloga Sirlei Dal Moro, enfermeira Hieda Ludugério e médico Fábio Lacerda integram a equipe do Hospital Sírio-Libanês. Foto: Gleison Luz

“Cuidados paliativos não se referem só a final de vida, precisamos proporcionar melhor qualidade de vida a pacientes que passam por sofrimento, identificando o problema precocemente e tratando de maneira adequada. São pacientes que precisam de um cuidado mais elaborado”, explicou Fábio Lacerda.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter