Saúde Itinerante voltado ao atendimento para autismo é realizado em Cruzeiro do Sul

Mais de mil atendimentos foram realizados pelo programa Saúde Itinerante voltado para o atendimento de autismo, em Cruzeiro do Sul, neste final de semana. A iniciativa é do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).

Atendimentos ocorreram durante a sexta-feira, 26, e sábado, 27, em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida

 

Os atendimentos que assistem ao público-alvo se iniciaram em abril de 2022, como um projeto piloto da Sesacre, por meio da Diretoria de Redes e Atenção à Saúde e do Departamento de Atenção Ambulatorial Especializado e Hospitalar, sendo executado pela Divisão de Saúde Itinerante Especializada. Trata-se de uma ação inovadora da atual gestão, da necessidade e demanda reprimida do Sistema de Regulação (Sisreg), em parceria com as secretarias municipais de Saúde.

“Nós trabalhamos com uma equipe multiprofissional, levando os atendimentos ao paciente no seu local de origem, que é uma das coisas mais importantes, pois a criança, a família, não vai precisar se deslocar para ter o diagnóstico desta criança definido”, destacou a coordenadora do projeto, Janaína Negreiros.

O projeto é formado por uma equipe multiprofissional especializada para o atendimento, composta por: duas médicas neuropediatras, uma geneticista, um médico de Saúde da Família, um pediatra, um ortopedista pediátrico, duas fonoaudiólogas, duas neuropsicólogas, uma nutricionista, dois terapeutas ocupacionais, um fisioterapeuta, uma assistente social, duas enfermeiras, um profissional de apoio e duas pessoas para regulação.

No total, foram contemplados 10 municípios desde abril, e foram realizados mais de 10 mil atendimentos em 2022.

Leia mais: Saúde do Estado realizou mais de 10 mil procedimentos voltados às pessoas com autismo no Acre

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter