Saúde Itinerante realiza 1.080 consultas em dois dias de ação no Juruá

Nesta edição foram realizadas 132 ultrassonografias em Mâncio Lima (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

O Programa Saúde Itinerante, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), esteve no último fim de semana no Vale do Juruá realizando atendimentos médicos e ambulatoriais.

Em Mâncio Lima foram realizadas 938 consultas médicas. Já em Cruzeiro do Sul foram atendidos pacientes de demanda do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) em áreas de especialidade.

“Em Cruzeiro do Sul foram atendidos 142 pacientes nas áreas de oncologia, reumatologia, endocrinologia e gastroenterologia. Além disso, nesses dois dias, em Mâncio Lima, foram realizadas 132 ultrassonografias, 14 eletrocardiogramas, 48 exames de Prevenção do Câncer do Colo de Útero [PCCU] e 14 endoscopias”, destacou a coordenadora do programa, Celene Maia.

Acesso facilitado

A dona de casa Maria Edinez Gomes da Silva conta que participou dos dois dias de atendimento do Saúde Itinerante em seu município. “No primeiro dia a equipe só encerrou depois que atendeu todo mundo. Todos muito atenciosos”, disse.

Maria Edinez afirmou que a ida da equipe médica agilizou um exame que ela só tinha previsão de realizar na segunda semana de fevereiro. “Eu tinha uma ultrassom para fazer dia 7 de fevereiro, no hospital de Cruzeiro do Sul, mas como veio o Saúde Itinerante, já consegui fazer tudo aqui mesmo, na minha cidade”, comemorou a paciente.

A dona de casa aproveitou a oportunidade e levou a mãe e o filho para serem atendidos pelos médicos. “Minha mãe tem problemas de cabeça e meu filho veio para fazer uns exames de rotina. Os dois já foram atendidos e vão sair daqui com o remédio”, contou.

Gestores da Sesacre do município, assessoria da Casa Civil e parlamentar prestigiaram a ação (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Atendimento contínuo

Representando a governadora Nazareth Araújo, a assessora especial de governo Suely Melo participou desta edição do Saúde Itinerante acompanhada pelo secretário adjunto de Atenção à Saúde, Ráicri Barros.

“Nós levamos uma equipe multidisciplinar que atua com muita garra e vontade de atender os munícipes. Mas ainda mais importante que isso é que organizamos os fluxos. As pessoas são encaminhadas ao atendimento de que precisam, são referenciadas, como dizemos. Assim, a rede de saúde funciona sintonizada, para que esses pacientes não tenham apenas uma consulta, mas acesso ao tratamento”, concluiu Suely Melo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter