Tião Viana entrega mais 200 títulos definitivos de terra para famílias de Epitaciolândia

Ao todo, Tião Viana já entregou 37 mil títulos em todo o Acre durante sua gestão e planeja entregar mais 15 mil em 2017 (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana realizou a entrega de mais 200 títulos definitivos de propriedade para moradores de Epitaciolândia nesta terça-feira, 31. Ao todo, só em sua gestão, o governador já realizou o sonho da documentação oficial de terra para 37 mil famílias em todo o Acre.

Agora, com o título em mãos, as 200 famílias oficializam suas propriedades junto ao cartório, tendo o direito à herança garantida e a possibilidade de financiamentos, além da valorização de suas terras.

Somente para Epitaciolândia está programada a entrega de pelo menos mais mil títulos até maio deste ano. Em todo o estado, serão mais 15 mil entregues em 2017.

“Ter o direito à propriedade é muito importante. É um pai e uma mãe segurando um tesouro para seus filhos e netos. Isso também é um empurrão para a economia, com a abertura de créditos. Este foi um trabalho em parceria com a prefeitura de Epitaciolândia, e é o momento de nos unirmos para fazer mais por essa população”, disse Tião Viana.

Todo o trabalho de regularização fundiária no estado vem sendo desenvolvimento pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre).

O processo de regularização custa em média R$ 10 mil por família, mas é feito gratuitamente para a população pelo governo do Estado, com apoio do Tribunal de Justiça do Acre e dos cartórios.

Futuro garantido

Aos 66 anos, o técnico de enfermagem Ednon Soares considera que realizou um sonho, ao garantir de uma vez por todas a terra onde vive para os filhos e os quatro netos. “Isso é uma segurança, paz e dignidade para a minha família. Quero deixar meus sinceros agradecimentos pela iniciativa. O Acre está tomando uma nova cara, um novo rumo de prosperidade.”

Já para Antônia Sales, de 76 anos, mais de 50 vividos na mesma casa, é um momento especial. “É um dia muito importante. Foi muito sacrifício, e eu me sinto agradecida. Estou muito feliz porque me deram este título. Ele vai ficar para a família, os filhos, os netos, todos que vierem”, brinca a senhora.

Unindo esforços

O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, agradeceu o trabalho e a preocupação do governador Tião Viana pelo município, que já fechou outras parcerias, como a recuperação de ruas na cidade.

“Estou muito contente com a parceria do governo do Estado e a nossa prefeitura, que, mesmo em início de uma nova gestão, conseguiu avançar. E as portas de Epitaciolândia estão abertas para todos que queiram trabalhar pelo nosso povo”, conta.

O presidente do Iteracre, Glenilson Figueiredo, completa: “Estamos desenvolvendo este projeto em parceria com o cartório e com a comunidade, e agora a prefeitura entra nessa importante ação, que ainda vai entregar mil títulos para o município.”

O que disseram

“Tivemos um esforço conjunto aqui para que todos já recebessem seus títulos registrados em cartório. Uma vantagem tanto para as famílias quanto para o governo e a prefeitura.” – Regina Longuini, desembargadora

“É na nossa terra onde temos a maior segurança, é na nossa terra que vem a melhor educação para os nossos filhos e o futuro das nossas famílias, por isso parabenizo o governador Tião Viana por este importante trabalho.” – Moisés Diniz, deputado federal

“Quando o povo vota, ele vota em alguém que irá representá-lo. E com o poder e o alcance deste projeto, o governador se aproxima muito mais do povo que o elegeu.” – Éber Machado, deputado estadual

“Esta é a união de esforços para mudar a vida da população. E isso é resultado de muito trabalho e desafios superados, como o de chegar a todos os que ainda necessitam deste documento.” – Leila Galvão, deputada estadual

“Vocês agora têm um documento que os transforma em donos legítimos de suas terras, e isso é cidadania, isso é a presença do governo na vida do povo.” – Heitor Júnior, deputado estadual