Saúde Itinerante Indígena realiza mais de 1.100 procedimentos em Cruzeiro do Sul

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Saúde Itinerante Especializado, realizou, em Cruzeiro do Sul, nesta sexta-feira e sábado, 24 e 25, a primeira edição do atendimento voltado à população indígena do estado. De acordo com os organizadores, o balanço das ações apresentou um percentual de 93% de resolutividade.

O programa Saúde Itinerante inicia um novo ciclo, com atendimento especializado específico para a população indígena. Foto: Marcos Santos/Secom

Foram realizados 1.137 procedimentos, entre atendimentos em ginecologia e obstetrícia, pediatria, infectologia e clínica geral. A edição proporcionou aos pacientes, ainda, exames de ultrassonografia, endoscopia, preventivo do colo de útero, atendimento odontológico, testes rápidos e vacinação, entre outros.

Numa ação inédita no país, o mutirão foi promovido pelo governo do Acre, em parceria com o Distrito Sanitário Indígena (Dsei) e as prefeituras de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima, contemplando comunidades indígenas dessas regiões.

No total foram realizados 1.137 procedimentos, com um percentual de 93% de resolutividade. Foto: Marcos Santos/Secom

“A população indígena tem importância social e cultural em nosso país. Por isso, buscamos ofertar os serviços, melhorando e ampliando o acesso aos atendimentos. É uma forma de acolher esses povos que tanto contribuem para a nossa sociedade”, ratificou Diani Carvalho, coordenadora da Sesacre no Juruá.

Secretário de Saúde, Pedro Pascoal. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, a promoção de serviços destinados aos povos indígenas cumpre pautas apresentadas pelo governo federal. “Estamos atendendo e aderindo à Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas”, disse.

Regional do Juruá

Tendo na Regional do Juruá uma diversidade etnocultural e a concentração de 14 dos 16 povos indígenas do Acre, com um contingente aproximado de 20 mil pessoas, a escolha por iniciar pela região mostrou-se promissora e resolutiva. A meta foi realizar o atendimento em cerca de 600 pacientes. Os trabalhos foram concentrados na Escola Dom Henrique Ruth, em Cruzeiro do Sul.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter