O ano de 2015 foi de muito trabalho para a equipe do programa Saúde Itinerante. Percorrendo todos os municípios do estado e levando atendimento em saúde às comunidades de difícil acesso, a iniciativa contabiliza mais de oito mil consultas, 17,6 mil exames laboratoriais e pouco mais de três mil procedimentos e exames, como ultrassonografia e preventivo do câncer do colo do útero (PCCU).
“Foram mais de quatro mil receitas de medicamentos, além de 907 atendimentos em serviço social e 14 cirurgias realizadas durante um mutirão. Prevalece, neste fim de ano, a sensação de dever cumprido. Agora, é se preparar para mais uma etapa de atendimentos pelo estado no próximo ano”, conta Celene Maia, coordenadora do programa.
Criado há 15 anos, com apoio do então senador Tião Viana, para levar atendimento médico aos municípios e às localidades de difícil acesso do estado, o programa atingiu a marca de mais de 200 mil consultas realizadas.
“A essência do trabalho do Saúde Itinerante é o amor. Cada um dos integrantes da equipe vai para as viagens de atendimento médico, sabendo que, muitas das vezes, não vai encontrar comodidade ou conforto, pelo contrário, vai enfrentar algumas dificuldades, mas, mesmo assim, o profissional vai porque sabe que está levando saúde a quem precisa”, ressalta a coordenadora.
Trabalho reconhecido
Em reconhecimento ao trabalho desempenhado, a equipe do Saúde Itinerante recebeu Moção de Aplauso da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), no último dia 16. A homenagem é destinada a pessoas ou instituições que contribuem com o desenvolvimento do estado.