Saúde estadual apresenta avanços na atenção básica

As Urap funcionam também aos sábados, das 7 as 13 horas  (Foto: Marcelo Torres)
As Uraps funcionam também aos sábados, das 7 às 13 horas (Foto: Marcelo Torres)

Os atendimentos realizados nas Unidades de Referência de Atenção Primária (Uraps) tiveram acréscimo entre 2010 e 2013. Suely Melo, secretária estadual de Saúde, ressalta que em 2010 ocorreram 86.626 atendimentos, já em 2011 este número saltou para mais de 234 mil, e em 2012 a média ficou em 164 mil e até outubro do ano passado foram contabilizados 151.002 atendimentos realizados nas Uraps. “Esse aumento nos acolhimentos reflete na parceria entre o governo e o município, possibilitando mais acesso aos serviços de saúde”, destacou.

Suely Melo comentou que entre 2010 e 2013 as Urap ampliaram o número de médicos (Foto: Marcelo Torres)
Suely Melo comentou que entre 2010 e 2013 as Urap ampliaram o número de médicos (Foto: Marcelo Torres)

Nos últimos três anos, o governo do Acre tem realizado vários investimentos na atenção básica de saúde, que nesse período teve ampliação no número de profissionais e reestruturação das Unidades de Referência de Atenção Primária (Urap). A atenção básica é de responsabilidade dos municípios, mas o Estado oferece parcerias para melhorar o serviço.

Atualmente, Rio Branco conta com cinco Uraps: São Francisco, Augusto Hidalgo de Lima, Eduardo Assmar, Roney Meireles, e Cláudia Vitorino. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas e aos sábados, das 7 às 13 horas.

“Em três anos, as Uraps receberam 36 médicos ginecologistas, obstetras, pediatras e clínicos gerais. Com isso, houve aumento nos atendimentos”, destacou Suely Melo.

Uraps

As Uraps são unidades que realizam consultas clínicas, pediátricas, ginecológicas, além de serviços de enfermagem, como pré-natal, preventivo do câncer do colo de útero, exames laboratoriais, curativos, vacinação, nebulização, teste do pezinho e, também, acompanhamento e desenvolvimento de crianças, além do programa de planejamento familiar.

Um sistema online auxilia o profissional de saúde a agendar exames ou consultas de forma rápida, ou seja, o paciente já sai da unidade sabendo o dia e a hora para realizar o procedimento que precisa.

graficos-sesacre-thennyson-14-01-2014-3

Como funcionam?

As Uraps que estão funcionando há pouco mais de três semanas aos sábados são: São Francisco (bairro São Francisco), Roney Meirelles (bairro Adalberto Sena), Augusto Hidalgo de Lima (bairro João Eduardo) e Cláudia Vitorino (Segundo Distrito).

Ao chegar, o paciente preenche uma ficha com seus dados pessoais para realizar o cadastro. Depois disso, é encaminhado ao médico para avaliar o grau de complexidade, caso apresente um quadro não atendido pela unidade, é encaminhado para o Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco ou Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter