Fazendo a Prevenção

Saúde e Turismo firmam parceria para o Carnaval 2019

O Governo do Estado do Acre, com a iniciativa privada, vai oferecer à população em geral uma das melhores infraestruturas para o Carnaval em Rio Branco. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e a Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (SEET) firmaram importante parceria.

Uma tenda institucional, que será montada na Avenida Brasil em frente a Caixa Econômica Federal (CEF) será utilizada pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica para fazer todo o trabalho de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) durante a folia.

Secretária de Turismo, Eliane Sinhasique, com coordenadores da Saúde estadual; eles planejam a infraestrutura para o Carnaval 2019 (Foto: Junior Aguiar/Asscom Sesacre)

Uma reunião entre a secretária Eliane Sinhasique (SEET) e o responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Sesacre, Nertan de Souza Carneiro Jr., definiu os moldes da parceria institucional.

“Essa parceria é fundamental para conscientizar as pessoas sobre as doenças sexualmente transmissíveis e o uso indevido de entorpecentes e o carnaval é um momento onde muita gente estará reunida, portanto muito mais pessoas poderão ser atingidas por essa campanha”, afirmou Eliane.

Nertan de Souza, por sua vez, explicou que essa parceria com a SEET é fundamental para que a Sesacre consiga divulgar todas as ações de prevenção dentro do carnaval. “É um momento peculiar porque essa prevenção se perdeu ao longo dos anos e então estamos resgatando esse trabalho”, frisou.

Na tenda, além da distribuição de materiais educativos, preservativos e gels lubrificantes, terá ainda o bloco da prevenção que sairá no domingo (dia 3 de março) e cujos abadás podem ser adquiridos na própria Sesacre a partir da troca por uma lata de leite integral, material que será destinado às crianças que são acompanhadas pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE).