Saúde e Mulher Cidadã discutem ações estratégicas para o ano de 2018

Conversa foi para alinhar as parcerias do programa ao longo de 2018 (Foto: Maxmone Dias/Sesacre)

Para alinhar as ações do programa Mulher Cidadã em 2018, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), representada pelo gerente do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (Dape), João Paulo Silva, recebeu na sexta-feira, 26, a coordenadora do Mulher Cidadã Fran Albuquerque.

Durante a conversa, foram discutidas as ações estratégicas da saúde da mulher que irão ser desenvolvidas pelo programa esse ano na capital e, principalmente, nos municípios do interior.

O gerente do Dape ressalta que em 2018 o programa também contará com serviços mais práticos, como a aplicação do dispositivo intrauterino (DIU). “Este ano, vamos, enquanto Sesacre, em ação conjunta com o programa Mulher Cidadã, levar a aplicação de DIU para as mulheres de comunidade mais distantes, que é algo que sempre foi reivindicado”, enfatiza João Paulo.

A coordenadora do Mulher Cidadã, Fran Albuquerque, destaca que os municípios de difícil acesso serão prioridade e comemora o fato do programa ter se tornado uma política pública do Acre, por meio da aprovação de uma lei.

“Vamos atender aos municípios de difícil acesso como Santa Rosa do Purus, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Jordão, além, é claro, das outras cidades do Acre.  Ter se tornado uma política pública é muito gratificante. Para nós é uma vitória, mas quem ganha mesmo é a população.”

Mulher Cidadã já realizou mais de dez mil atendimentos desde a sua criação (Foto: Val Fernandes/Secom)

O programa Mulher Cidadã, que já existe há três anos, agora é lei. Criado pelo o governador Tião Viana e executado pelo gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo, o programa visa oferecer serviços de saúde, cidadania, segurança e justiça para mulheres que residem em área rural e de difícil acesso.

Desde sua criação, já foram mais de dez mil atendimentos percorrendo todo o Acre oferecendo serviços de saúde e cidadania à população.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter