Saúde do Homem: interior do Estado recebe atendimento médico

No último final de semana, a equipe do Programa Saúde do Homem realizou atendimentos nos municípios de Epitaciolândia e Assis Brasil (Foto: Marcelo Torres)
No último final de semana, a equipe do Programa Saúde do Homem realizou atendimentos nos municípios de Epitaciolândia e Assis Brasil (Foto: Marcelo Torres)

No último final de semana, a equipe do Programa Saúde do Homem realizou atendimentos nos municípios de Epitaciolândia e Assis Brasil (Foto: Marcelo Torres)

No último fim de semana, a equipe do Programa Saúde do Homem realizou atendimentos nos municípios de Epitaciolândia e Assis Brasil. Na oportunidade, uma capacitação foi oferecida aos profissionais de saúde daquela localidade para darem continuidade à política nacional de Saúde do Homem.

Mais de 250 homens foram atendidos nos dias 27 e 28 últimos e muitos submetidos a exame de próstata. Os pacientes diagnosticados com problemas mais graves e que necessitam de um processo cirúrgico serão encaminhados para o Hospital das Clínicas (HC), em Rio Branco.

“Para os pacientes que moram na zona rural, fica difícil o deslocamento até a capital para ter um atendimento com um médico, e o Programa Saúde do Homem veio para incentivar a população masculina a procurar as unidades de saúde a fim de fazer exames preventivos”, disse o urologista Mauro César Trindade.

A Política Nacional de Atenção Básica à Saúde do Homem está sendo implantada em cada município em que a equipe passa. A exemplo do que já aconteceu em outras localidades, 47 profissionais de saúde (enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários em saúde) passaram por uma capacitação no intuito de convencer e orientar a população masculina a procurar os serviços de saúde.

Leia mais

Governador entrega unidade mista de saúde em Assis Brasil

Suely Melo discute com lideranças indígenas as necessidades na área da saúde

Mais quatro municípios acreanos recebem a implantação do Programa Saúde do Homem

“A capacitação está sendo implantada para que cada município possa posteriormente realizar os atendimentos, e nos casos mais complexos encaminhá-los para o HC”, diz a bióloga e técnica do Programa Saúde do Homem, Maria do Carmo.

Nos dias 11 e 12 de maio, a comitiva Saúde do Homem, composta pelos urologistas Mauro Trindade e Fernando de Assis, o geriatra Warley Guerra e a técnica Maria do Carmo, irá atender os municípios de Manuel Urbano e Sena Madureira.

Oportunidade aos que residem em locais distantes

Para o agricultor de 73 anos Manoel Nazareno, que reside na zona rural a 16 quilômetros de Assis Brasil, essa foi uma ótima oportunidade para conseguir um atendimento médico. “Há dias sinto dores na região da barriga e não sabia o que era isso, mas quando passei pela consulta o doutor diagnosticou uma hérnia, e agora irei até Rio Branco para realizar a cirurgia”, disse.

“Nunca tinha feito o exame de toque retal para verificar a próstata, pois achava desnecessário, mas há algum tempo comecei a apresentar dificuldades para urinar, foi quando minha filha soube que um grupo de médicos vinha até Epitaciolândia para atender especificamente homens e me convenceu a fazer a consulta. O médico detectou uma alteração em minha próstata, e por isso estou sendo encaminhado para o Hospital das Clínicas”, diz, aliviado, o aposentado Antônio Silas.