Saúde do Estado realiza oficina de integração para fortalecimento do PlanificaSUS

Com o objetivo de fortalecer a integração entre a Atenção Primária à Saúde (APS) e o Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), garantindo o acesso oportuno e a resolutividade para o público de crianças e gestantes de alto risco, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou uma oficina de integração entre a APS e a AAE para o fortalecimento do PlanificaSUS. A ação ocorreu nesta terça-feira, 2, na Policlínica Tucumã, em Rio Branco.

O encontro entre os tutores da APS e os municípios do Baixo Acre contou com 30 profissionais da Saúde de Sena Madureira, Porto Acre, Plácido de Castro, Jordão, Senador Guiomard, Rio Branco e toda a equipe da Policlínica Tucumã. A carga horária foi de seis horas.

Encontro entre os tutores da Atenção Primária à Saúde e representantes de seis municípios do Baixo Acre. Foto: cedida.

“A importância da oficina é justamente fortalecer os processos de integração e comunicação entre os pontos de atenção da rede. O encontro de hoje foi para traçar planejamentos estratégicos e reformulação de fluxos para o melhor compartilhamento do cuidado em rede”, enfatiza Emanuelly Nóbrega, Coordenadora Estadual da Planificação de Atenção à Saúde.

Encontro foi para traçar planejamentos estratégicos e reformulação de fluxos para o melhor compartilhamento do cuidado em rede. Foto: cedida

O projeto de Planificação da Atenção à Saúde, o PlanificaSUS, é voltado para a organização e integração da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), que atendem os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto foca na qualificação dos profissionais, num processo de educação permanente, monitoramento, avaliação e identificação de indicadores, com objetivo de qualificar o processo de trabalho das gestões e das equipes de saúde pública, para que sejam mais eficientes e resolutivas às necessidades da população.

“O PlanificaSUS é um projeto muito especial que nos faz ter essa aproximação com as outras instituições, conhecer melhor as nossas referências do município. Eu estou muito feliz de participar e trazer a minha equipe pra participar porque todos nós precisamos desse momento”, comentou Elenira Costa da Silva, representante da Secretaria Municipal de Saúde de Plácido de Castro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter