melhorias

Saúde do Estado diminui fila de espera de exames

Houve uma diminuição de mais de 9 mil exames na lista de espera, em relação a 2019

Em 2019, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do setor de Regulação, registrou a realização de mais de 73 mil exames durante os 12 meses. A demanda era de mais de 11 mil a serem realizados, em janeiro do mesmo ano. O empenho da equipe em fornecer um atendimento humanizado aos pacientes possibilitou a agilidade nos atendimentos. 

“Temos uma equipe empenhada em trabalhar, que vê o sistema como um todo, vê as pessoas, e não olha para os números”, disse a coordenadora do Núcleo de Regulação de Exames, Andreia Santos. 

A fila para realização de exames, em 2020, iniciou com apenas 1.546 pessoas, em relação ao início do ano anterior, em que tinha mais de 11.025 mil pessoas esperando esse atendimento. 

O cuidado, o olhar humanizado e a empatia pelo ser humano possibilitam que os pacientes, hoje, tenham um atendimento rápido e, de acordo com Andreia, dentro de cinco dias é realizado o contato para a data e realização dos exames. 

“Hoje, demora no máximo cinco dias para que o paciente realize os exames. Ele entra no cadastro e em quatro ou cinco dias já realiza o exame”, salientou.  

Apesar de ser difícil o contato com o paciente, a equipe continua ligando quantas vezes forem necessário Foto: Odair Leal/Secom

“Uma, duas, três, quantas vezes forem necessário: são os números de tentativas realizadas pela equipe da Regulação para falar com o paciente e informá-lo sobre a data do exame”, relata Andreia. 

“Algumas vezes, é difícil entrar em contato com o paciente porque há muita troca do número de telefone, mas a gente insiste em ligar, se forem dez números, a gente liga para os dez. Então, o primeiro ponto é a sensibilização da equipe”, destacou Andreia Santos.

Atendimento humanizado e em casa

“Eu chorei quando vi o sistema do coração aqui no Acre. Quando eu vi, eu caí no choro”, disse o aposentado Jorge Fadul, de 68 anos, que tem problemas no coração. A emoção do sr. Jorge reflete tantas outras, de outros pacientes que precisavam sair do estado para realizar exames. 

O sr. Jorge paga dívidas com agiotas até hoje, herança de quando os serviço de angioplastia, cateterismo e cintilografia não eram oferecidos no Acre. 

Em 2020, iniciou com apenas 1.546 pessoas, em relação ao início do ano anterior, em que tinha mais de 11.025 mil pessoas esperando esse atendimento Foto: Odair Leal/Secom

Após a criação do Centro Hemodinâmico e Cardiológico de Rio Branco, sr. Jorge já realizou duas angioplastia para a colocação de um stent, para aumentar o fluxo de sangue nas artérias; seis cateterismos, que se trata de um exame para medir o oxigênio e a pressão; e cinco cintilografias, que avaliam o fluxo sanguíneo. 

“Para nós daqui a coisa mais importante que tem é o oferecimento desse serviço aqui. O meu procedimento, desde o cadastro, foi todo realizado em menos de 30 dias. O procedimento sendo feito aqui é mil vezes melhor, porque aqui estamos na nossa casa”, enfatizou Jorge Fadul.

Sensibilização e compromisso

Para a coordenadora, Andreia Santos, são dois os pontos que fazem a diferença para que o sistema funcione: o primeiro é a sensibilização, de saber que o sistema atende pessoas e que elas precisam de atenção, pois já estão fragilizadas.  

A preocupação do Governo do Estado em manter o compromisso com as questões financeiras é o segundo ponto. 

Segundo ela, “a manutenção dos contratos é o segundo fator que contribui porque esses são exames que o Governo do Estado contratou, então precisa-se da manutenção desses contratos, com os pagamentos em dias para garantir a continuidade do serviço. Sem interrupção de contrato, sem filas”. 

Foram realizados, em 2019, 39.254 exames só de radiografias; 8.239 tomografias; 8.801 ressonância, e ainda mais algumas centenas de nove especialidades. 

O sistema de regulação da Sesacre, atualmente, não registra fila reprimida dos seguintes exames:

  • Ultrassonografia;
  • Tomografia;
  • Radiografia;
  • Densitometria;
  • Cateterismo Cardíaco;
  • Arteriografia.