monitoramento

Saúde do Acre realiza campanha de sensibilização sobre o combate às infecções hospitalares

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 14% dos pacientes internados em hospitais no Brasil morrem por causa de infecções hospitalares, o que corresponde a cerca de 45 mil brasileiros por ano. Esse percentual de mortalidade, bem como os impactos em custo da assistência e tempo de internação, faz com que o risco de infecção hospitalar seja motivo de monitoramento constante dentro dos hospitais. As medidas de prevenção são necessárias, porém desafiadoras.

Nesta segunda-feira, 15, dia em que se celebra o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), deu início à campanha de sensibilização para a redução de infecções hospitalares, incentivando a higienização das mãos e o uso de máscaras, com a entrega de kits e banners informativos nas unidades estaduais de saúde.

O objetivo desse projeto é executar um programa com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares. Foto: Odair Leal/Sesacre

O objetivo desse projeto é executar um programa com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares. A campanha contempla medidas importantes como: higienização das mãos com água e sabão ou por meio de fricção com álcool a 70% (para profissionais, visitantes e pacientes), protocolos de prevenção, aplicação de medidas de precauções e isolamento, gerenciamento do uso dos antimicrobianos, protocolos de limpeza e desinfecção e limpeza e superfícies, entre outros.

Foram entregues kits e banners informativos nas unidades estaduais de Saúde. Foto: Odair Leal/Sesacre

Para o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, a meta é manter as equipes de saúde envolvidas e estimuladas nas ações de assistência que têm relação direta com riscos de infecções.

“Estamos buscando, por meio desta campanha, adequar e conscientizar a todos por meio do conhecimento, fazendo com que os envolvidos na assistência compreendam toda a dinâmica na qualidade do cuidado, pois é imprescindível para evitarmos danos aos nossos pacientes e aos próprios servidores”, destacou o titular da pasta.

Maria Marluce Souza, responsável técnica do Núcleo Estadual de Controle de Infecção. Foto: Odair Leal/Sesacre

De acordo com Maria Marluce Souza, responsável técnica do Núcleo Estadual de Controle de Infecção, as infecções hospitalares constituem risco significativo à saúde dos pacientes nos serviços de Saúde.

“É importante conscientizarmos os gestores e os profissionais da Saúde, bem como a população, sobre a necessidade de implementar ações de prevenção e controle das infecções hospitalares. O objetivo é aumentar a consciência sobre o problema e a necessidade de seu controle”, apontou a responsável técnica.