Saúde do Acre realiza 1ª caminhada de prevenção à obesidade em Rio Branco

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Núcleo de Prevenção de Doenças Crônicas (NUCPDC), realizou, na tarde desta terça-feira, 11, a 1ª Caminhada do Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, em Rio Branco. Localizados próximo ao Lago do Amor, foram oferecidos serviços de orientação à população, avaliação antropométrica e aulas de dança. O evento encerrou-se com o ato da caminhada e sorteio de brindes.

Sesacre realizou a 1º Caminhada do Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, em Rio Branco. Foto: Odair Leal/Secom

Segundo a responsável pela área técnica da obesidade, do NUCPDC, Glecilia Rodrigues, os dados divulgados através do Vigitel Brasil 2021 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) preocuparam os profissionais que lidam diariamente com essas patologias. O documento aponta que, no Brasil, o indice de adultos obesos foi de 22,4%.

“Tomamos a iniciativa desse evento, pois os dados pós-pandemia revelaram um aumento significativo da obesidade no país. Passamos dois anos sem poder sair de casa, sem poder praticar atividade física. Por isso, este ano, resolvemos fazer uma ação maior, buscando chamar mais atenção para o tema”, disse Rodrigues.

Programação foi idealizada pelo Departamento de Atenção Primária da Sesacre, através da Divisão de Promoção à Saúde e Núcleo de Prevenção de Doenças Crônicas. Foto: Odair Leal/Secom

Os alunos dos cursos de Nutrição e Educação Física da Universidade Federal do Acre (UFAC), coordenados pelo professor doutor em nutrição, Alanderson Ramalho, atuaram no evento realizando a avaliação antropométrica (calculo do Índice de Massa Corporal – IMC, através do peso e altura) e orientando quanto à alimentação adequada para o tipo de classificação, obtida na avaliação.

“Pessoas que estiverem com o peso adequado e saudável vão ter orientações do guia alimentar para a população brasileira. Quem estiver em classificação de obesidade, que é o nível de excesso de peso mais grave, o mais prejudicial à saúde, vai ter orientações específicas, também baseadas no guia, mas adaptadas para essa condição de obesidade.”, explicou o coordenador.

Os alunos dos cursos de Nutrição e Educação Física da UFAC atuaram realizando a avaliação antropométrica. Foto: Odair Leal/Secom

A engenheira civil, Gilvana Oliveira, compareceu ao evento em busca de informações para o filho que enfrenta problemas associados à obesidade. “Meu filho tem 15 anos e pesa 137 quilos. Na semana passada ele me pediu ajuda. Quando eu vi no perfil das minhas amigas sobre o evento, vim atrás de orientações, porque quero que meu filho emagreça. A doença o impossibilita de ter amigos, de sair, de tirar fotos de socializar e entendo que esse é o meu papel de mãe”, relatou.

Outros dados

De acordo com o Atlas da Obesidade 2019 (EDUFAC) , no Acre o nível de sobrepeso em adultos em 2019 foi de 59,87%, sendo Rio Branco o município com a maior taxa (68,32%), seguido de Capixaba (68,05%). Já o índice de obesidade, para o mesmo público, foi de 24,54%, sendo Capixaba o município com mais pacientes diagnosticados (33,61%), seguido de Rio Branco (32,84%).

A coordenadora do NUCPDC, Mayra Wolter, enfatiza que, se nada for feito, a população pode ter um aumento de peso patológico . “Uma projeção para 2030, com dados alarmantes, mostram que daqui há oito anos a prevalência de excesso de peso pode chegar a 68% dos brasileiros , ou seja, sete em cada 10 pessoas. O índice de obesidade será de 26%, ou uma a cada quatro pessoas.”, informou.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter