planejamento

Saúde capacita profissionais para implementar diretrizes do SUS no estado

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e do Hospital de Excelência Sociedade Beneficência Portuguesa, deu continuidade à implementação do Planejamento Regional Integrado (PRI) no Acre, com o objetivo de capacitar profissionais da Saúde para implementação das diretrizes propostas pelo SUS para organização das redes de atenção à saúde.

A oficina teve como objetivo preparar os profissionais para replicar a capacitação para agentes de saúde no interior do estado. Foto: cedida.

A ação aconteceu na última quarta-feira, 1°, no auditório da Associação dos Municípios do Acre (Amac), em Rio Branco.

De acordo com Priscylla Nunes, coordenadora do PRI no Acre, a instituição dá seguimento e implementa a terceira fase do planejamento proposto para o estado.

“O PRI tem como um dos principais objetivos organizar a rede de atenção à saúde no Estado. Os planejamentos como serviços, fluxos, acesso à saúde e gastos, por exemplo, serão realizados de acordo com a necessidade de saúde de cada município ou região. A oficina, que aconteceu em conjunto com o Hospital de Excelência Sociedade Beneficência Portuguesa e com a Superintendência do Ministério da Saúde foi voltada para agentes de saúde que atuam no Acre, os quais vão repassar esses conhecimentos para outros técnicos e gestores das secretarias de saúde dos municípios acreanos”, frisou.

A temática trabalhada foi a Definição de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores (Domi), em que técnicos da Sesacre, representantes dos conselhos das secretarias municipais de Saúde (Cosems) e do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde aprenderam sobre como adequar o Domi aos diferentes territórios em que a Saúde atende no estado.

Priscylla explicou, ainda, que os profissionais que participaram da oficina vão alinhar o conhecimento dessa oficina e replicar nas regiões de saúde do Acre.