Saúde atualiza Rede Cegonha em todo o Acre

O mês de março tem sido agitado para a equipe da Rede Cegonha. O programa, que existe desde 2011 e foi criado pelo o Sistema Único de Saúde (SUS), tem como intuito garantir à mulher o direito e atenção de atendimentos necessários durante o período de gestação.

Por isso, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), por meio do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (DAPE),  durante todo o mês de março, realiza a atualização do plano do programa nos municípios do interior.

A atualização do plano consiste em traçar atividades e ações que devem ser executadas em 2018, discutindo e programando atendimentos as gestantes e garantindo acompanhamento a crianças de até 02 anos.

Os municípios de Bujari, Porto Acre, Senador Guiomard, Acrelândia, Rio Branco, Capixaba, Plácido de Castro, Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia, Santa Rosa, Sena Madureira e Manoel Urbano já foram contemplados com as reuniões de atualização.

Nesta terça-feira, 20, a equipe da Rede Cegonha está em Assis Brasil. A meta é que os 22 municípios que constituem o estado, passem por essa atualização de plano até o dia 20 de abril, para que todas as gestantes sejam atendidas no mesmo nível de qualidade e humanidade como pleiteia a Rede Cegonha.

De acordo com a coordenadora estadual do programa, Elizama Lima, a atualização do programa é importante para que o estado possa dar continuidade as ações de saúde da gestante que ocorrem em 2018. “Estamos pactuando metas para desenvolver com as gestantes do nosso estado, as ações já acontecem nas unidades de saúde, mas queremos aprimorar ainda mais esses serviços”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter